Para colocar o videogame para funcionar, precisamos ligá-lo na tomada. Para fazer uma vitamina de frutas no liquidificador, também. As indústrias, para fabricar todos aqueles produtos, também precisam de energia. Mas de onde vem a energia que move tantas coisas? Será que fazer isso tudo funcionar prejudica o meio ambiente?
Calma, calma, nada de pânico. É possível, sim, usar a energia sem destruir nosso querido planeta. Sabe como? Usando energia limpa. Roberto Schaeffer, do Programa de Planejamento Energético da UFRJ, explica: “Energia limpa é aquela que produz menos gases que poluem o ar ou que é gerada a partir de fontes renováveis, ou seja, fontes que, mesmo depois de utilizadas, serão recolocadas no meio ambiente pela própria natureza.”
As fontes de energia mais utilizadas hoje em dia vêm de recursos naturais, que são bens escassos. Isso quer dizer que um dia elas vão acabar. É o que acontece com o petróleo, por exemplo. A partir dele, são feitos a gasolina e o óleo diesel, que movem carros, caminhões e ônibus. Mas o petróleo, que é retirado de camadas bem profundas da Terra, vai deixar de existir um dia.
No Brasil, 90% da energia elétrica que chega às nossas casas é produzida nas usinas hidrelétricas, que usam a força da água dos rios. Essas usinas não causam sujeira, mas podem alterar o curso dos rios e afetar a flora e a fauna do lugar onde ficam instaladas. Isso quer dizer que, quanto mais usinas tivermos, mais riscos de estarmos alterando o meio ambiente.
É por isso que cientistas estão pesquisando outros meios de levar a energia até nossas casas. A ideia é que todos possam continuar jogando videogame e andando de carro por aí, mas sem acabar com os recursos da natureza ou destruir o meio ambiente. Você deve estar pensando: “Que bom! Mas como isso é possível?”.
Roberto Schaeffer responde: “Não faltam opções para gerarmos energia limpa e renovável. A energia eólica, que é gerada através dos ventos, a biomassa, que é produzida a partir do bagaço da cana-de-açúcar, e a energia solar, gerada com o calor e a radiação do sol, são bons exemplos disso”.
Outra solução, que é sempre bem-vinda, é a… economia! Acredita que, se todos os brasileiros economizassem energia em pequenas ações do dia a dia, só gastaríamos metade da energia que usamos atualmente?! E isso se pode fazer com atitudes simples, como apagar uma lâmpada ou tomar um banho menos demorado…
Vamos tentar? É preciso cuidar do nosso planeta para aproveitar o que ele tem de melhor por muito, muito tempo…