Edward Jenner

O médico, botânico e biólogo inglês Edward Jenner viveu entre os anos de 1749 e 1823. Nessa época, a varíola era uma das doenças mais perigosas da humanidade e mortal na maioria dos casos. Para criar uma vacina contra a varíola, Jenner viveu uma experiência semelhante à de Pasteur.

Muitas pessoas apresentavam no corpo uma doença chamada cowpox (cow= vaca e pox= feridas na pele), que se caracterizava por causar bolhas pelo corpo, como se fosse um tipo de catapora. Ele percebeu que as mulheres que ordenhavam as vacas não contraíam varíola porque ficavam imunes contra elas.

Para dar conta disso, no ano de 1796, ele retirou pus da ferida causada pela cowpox e a injetou no organismo de uma criança de 8 anos. Alguns dias depois, inoculou nela a varíola humana e teve uma grande surpresa: a doença não se desenvolveu na criança.
A fórmula descoberta pelo médico foi se espalhando pelo mundo todo e ele ficou conhecido como o pai da vacinação.

Uma curiosidade: a palavra vacina se originou do latim e significa ‘vaca’. Assim que foi descoberta, a palavra vacina tinha um sentido muito limitado, usado somente para esse caso específico, ou seja, contra a varíola. No entanto, foi com as descobertas do cientista francês que a palavra ganhou uma dimensão mundial.

Matéria publicada em 09.08.2010

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Que coisa interessante!

    Publicado em 15 de junho de 2019 Responder

  • rafaela de macedo silva

    nossa adorei saber mais sobre as vacinas

    Publicado em 17 de junho de 2020 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!