E se eu não morasse na Terra?

Ei, quantos anos você tem? Você com certeza já ouviu essa pergunta muitas vezes, e a resposta está sempre na ponta da língua. Mas você sabia que sua idade hoje não seria a mesma se você morasse em Marte, Saturno ou qualquer outro planeta que não a Terra?

Um ano é o tempo que um planeta do sistema solar demora para percorrer um giro completo em torno do Sol. Como os diferentes planetas estão posicionados a distâncias diferentes de nossa estrela central, cada um deles precisa de um tempo diferente para fazer esse giro. Então, os anos têm durações distintas em cada planeta!

Movimentos da Terra

Cada planeta realiza dois movimentos diferentes. A rotação é o giro em torno do próprio eixo e uma volta completa corresponde a um dia. Já a translação é o movimento que os planetas fazem em torno do Sol, e uma volta completa equivale a um ano desse planeta (Imagem: Wikimedia Commons)

Assim, se você tivesse nascido em Saturno, sua festa de um ano de idade demoraria 29 anos terrestres para acontecer, ou seja, quando você completasse uma volta inteira em torno do Sol, seus amigos da Terra já teriam completado 29.

Isso não quer dizer, porém, que você veria todos os seus amigos envelhecendo mais rápido. O tempo passa da mesma forma em todos os planetas, a única diferença está na forma como se calculam os anos. “Em Vênus, por exemplo, o ano tem a duração equivalente a 225 dias terrestres”, conta o físico André Luiz da Silva, do Observatório Dietrich Schiel.

Sistema solar

O tempo de translação de cada planeta muda porque eles estão a distâncias diferentes do Sol. Assim, não apenas o caminho a percorrer é maior, mas a velocidade de sua viagem é menor (Imagem: Asociación Astrónomos Aficionados / Flickr)

A duração dos dias também muda, pois cada planeta demora um tempo diferente para fazer o movimento de rotação, ou seja, de girar em torno de si mesmo. Enquanto a Terra demora 24 horas para fazer um giro – esta é a duração do nosso dia –, Vênus demora 243 vezes mais. Isso quer dizer que, nesse planeta, a duração do dia e do ano é quase a mesma. Que coisa esquisita!

Matéria publicada em 28.08.2012

COMENTÁRIOS

  • Giovanna Tomé Alves da Conceição

    Eu entendi que um ano terrestre demora 29 anos para passar em saturno mas em outros planeta pode ser menos.

    Publicado em 26 de fevereiro de 2021 Responder

    • q(≧▽≦q)

      Sim, é verdade! Dependendo da velocidade da translação e da distância em relação ao sol o tempo será contado de maneira diferente.

      Publicado em 4 de setembro de 2021 Responder

  • Igor

    Caraca! 29 anos terrestres e muita coisa, agora eu tô sabendo de muita coisa.

    Publicado em 17 de abril de 2021 Responder

  • GABRIELLA PIRES NEVES.

    Achei super interessante a duração de cada planeta, nem imaginava isso.

    Publicado em 2 de setembro de 2021 Responder

  • li-wei liao

    achei muito interessante!

    Publicado em 8 de setembro de 2021 Responder

  • João Guilherme

    Nossa! vênus tem a duração equivalente a 225 dias terrestres.

    Publicado em 9 de setembro de 2021 Responder

  • Luiz Eduardo Lima Ansel de Araújo

    Achei interessante e isso é muito bom pra aperfeiçoar nosso conhecimento ainda mais sobre Vênus que demora 255 dias na Terra.

    Publicado em 10 de setembro de 2021 Responder

  • Ana Laura

    Gente agora estou curiosa quero saber e esse morassemos em Júpiter quantos anos iamos ter se em saturno nossos amigos da terra teriam 29 anos?

    Publicado em 14 de setembro de 2021 Responder

  • Davi Arthur de Azeredo Oliveira Soares

    Não queria nascido em Saturno

    Publicado em 27 de outubro de 2021 Responder

  • Joaquim Antonio Chaves SILVA Batista

    Achei muito interessante ñ queria nascer em saturno

    Publicado em 22 de novembro de 2021 Responder

Envie um comentário

Camille-Dornelles

Quando criança, gostava de fazer experimentos dentro de casa e explorar o mundo. Hoje, na CHC, me sinto brincando de cientista e trabalhando como jornalista ao mesmo tempo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat