Dossiê dentes de leite

Não tem jeito, chega uma hora em que todo mundo fica banguela! Lá por volta dos seis anos, caem os dentes de leite e começam a nascer os permanentes, que vão te acompanhar pelo resto da vida, se bem tratados. A troca de dentes é um sinal de que você está crescendo, mas gera muitas dúvidas. Conversamos com a dentista especializada em crianças Bartira Volschan e preparamos esse dossiê para revelar as verdades e desfazer os mitos sobre os dentes de leite!

Por que os dentes caem?

Os dentes de leite têm um ciclo de vida. Eles nascem, formam raízes e depois de um tempo essas raízes são “comidas” pelo dente permanente que quer sair. Por isso, os dentes de leite ficam moles e caem.

Se o dente leite ainda não tiver caído até os seis anos, pode significar algum problema?

Fique tranquilo! Normalmente, os primeiros dentes caem por volta dessa idade, mas há crianças que começam a trocar os dentes com quatro anos e outras que só exibem a janelinha com mais de sete anos. Isso é normal. Quanto mais cedo tiverem nascido os seus dentes de leite, mas cedo eles vão cair e vice-versa.

Dossiê dentes de leite 2
(Gráfico: Nato Gomes).

Os dentes têm uma ordem para cair?

Sim. Primeiro caem os incisivos, que são os dentes que ficam na frente. Depois, é a vez dos caninos de baixo, seguidos pelos molares, que são esses dentes mais gordinhos que usamos para mastigar. Por fim, caem os caninos superiores. Essa ordem favorece o alinhamento dos dentes e faz com que eles se encaixem direitinho quando fechamos a boca.

Tem problema ficar mexendo no dente quando ele está mole?

Não tem problema nenhum! Até ajuda ele a cair! Isso significa que você pode tentar tirá-los. Mas nada de amarrar um fio no dente e prender na porta! Essa técnica pode ser perigosa. Para remover o dente, um adulto pode envolvê-lo com fio dental e puxar pelas extremidades. É normal sentir uma puxadinha. Por isso, antes da remoção, é bom passar gelo na área para anestesiar. Pode haver um pequeno sangramento, pois a gengiva possui muitos vasos de sangue. Para resolver isso, é só morder uma compressa de algodão ou gaze por 5 minutos.

Dossiê dentes de leite 3
O que acontece quando se engole o dente?

Se acontecer com você, não se preocupe! Isso é muito comum, principalmente durante as refeições e o sono.  O dente engolido faz o mesmo trajeto que os alimentos e sai com as fezes em até dois dias.

É verdade que o dentes de leite são mais fracos que os permanentes e por isso ficam cariados facilmente?

O dente de leite, por ficar menos tempo na boca, tem menos minerais em sua composição do que o dente permanente. Por isso, ele é um alvo fácil para a cárie! Como ele é frágil, a cárie progride com rapidez e chega logo à polpa, que é a parte interior do dente, que possui nervos e vasos sanguíneos. Por isso é muito importante escovar os dentes depois de cada refeição e passar o fio dental todos os dias!

Matéria publicada em 12.07.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Sofia Moutinho

Curiosidade é meu lema! Desde pequena busco respostas para as perguntas mais intrigantes. Melhor que estar por dentro da ciência, só compartilhar com vocês esse conhecimento!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?