Doce receita

Os marshmallows são chamados assim porque a antiga receita era feita com um tipo de erva chamada marshmallow ou Althaea officinalis.

Hoje em dia, porém, no lugar dessa planta, o doce leva gelatina, entre outros ingredientes. Se quiser fazê-lo em casa, você vai precisar de:

– 3/4 de xícara de amido de milho;

– 1/3 de xícara de açúcar de confeiteiro (um açúcar bem fininho que você encontra no supermercado);

– 1 envelope de gelatina sem sabor;

– 1/3 de xícara de água;

– 2/3 de xícara de açúcar granulado;

– 1/2 de xícara de xarope de milho light;

– uma pitada de sal;

– uma colher de chá de extrato de baunilha;

– uma fôrma quadrada, com 20 centímetros de lado, uma fôrma de bolo, uma faca sem ponta, uma batedeira, uma peneira e algumas folhas de papel toalha.

Passo a passo

1. Peneire o amido de milho e o açúcar de confeiteiro em uma vasilha e misture. Unte levemente a fôrma, colocando uma colher de chá dessa mistura nela, até que o fundo e as laterais estejam cobertos. Em geral, quando untamos um tabuleiro, sobra um pouco de pó, que é jogado fora. Mas, neste caso, não faça isso: deixe o excesso na fôrma.

2. Misture a gelatina e a água em uma panela. Deixe descansar por 5 minutos. Depois, adicione o açúcar granulado. Peça a um adulto para mexer em fogo brando até que a gelatina e o açúcar dissolvam.

3. Na vasilha de uma batedeira, coloque a mistura de gelatina, o xarope de milho, o sal e a baunilha. Bata por 15 minutos, em velocidade alta, até a massa crescer.

4. Espalhe a massa na fôrma untada, deixando-a bem reta, sem ondulações. Deixe ali por 2 horas ou até endurecer.

5. Com uma faca molhada, sem ponta, corte a massa do marshmallow em quatro partes e a desgrude da fôrma.

6. Coloque o restante da mistura de amido de milho com açúcar no fundo de fôrma. Inverta os pedaços de marshmallow, fazendo com que as partes que não estavam em contato com a mistura de amido de milho com açúcar passem a estar.

7. Corte cada um dos quatro pedaços de marshmallow em nove e passe-os novamente pela mistura de amido de milho e açúcar.

8. Arrume os marshmallows em uma fôrma de bolo coberta com papel toalha. Deixe-os secar. Quando isso acontecer, seus doces estarão prontos. Se você guardá-los em um lugar seco e sem umidade, eles durarão até um mês.

Matéria publicada em 05.01.2009

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Joab Trajano Silva

Desde criança, o autor da coluna No laboratório do Sr. Q pensava em ser biólogo. Mas, enquanto cursava a faculdade, descobriu que precisava de conhecimentos químicos para entender como os seres vivos funcionam. Juntou as duas coisas e foi ser bioquímico.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.