Doce no salgado

Uma das grandes preocupações da humanidade nos dias de hoje é a possível falta de água doce em um futuro muito próximo. Precisamos da água potável para beber, tomar banho e fazer muitas outras coisas, Por isso, cientistas de todo o mundo procuram reservatórios de água doce. Você deve ter pensado em lagos, rios e lençóis freáticos. Sim, essas são as fontes mais comuns de água potável. Mas pesquisadores têm encontrado água doce em um lugar muito improvável: nos oceanos!

A falta de água potável é uma das grandes preocupações do homem. (foto: José Manuel Suarez / Wikimedia Commons / <a href= http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/deed.pt>CC-BY-2.0</a>)

A falta de água potável é uma das grandes preocupações do homem. (foto: José Manuel Suarez / Wikimedia Commons / CC-BY-2.0)

No fundo do mar, debaixo de toda a água salgada, têm sido descobertos bolsões de água doce que se formaram há muitos e muitos anos. Os cientistas acreditam que, quando os oceanos eram menores e não cobriram tantas áreas quanto hoje, a água potável foi se acumulando em rochas que, mais tarde, foram cobertas por sedimentos e, depois, pelos oceanos. Esses sedimentos mantêm a água doce isolada da água do mar até hoje.

Um dos pesquisadores que estuda esses reservatórios é o hidrogeólogo Koos Groen, da Univesidade Flinders (Austrália). Ele conta que a descoberta desses bolsões começou a acontecer por acaso. “No início, as pessoas descobriam a água doce no fundo do mar durante a exploração de petróleo, por exemplo, quando brocas gigantescas perfuravam o fundo do oceano”, relembra. “E só nos últimos dez anos surgiram estudos dedicados exclusivamente a esses reservatórios”.

Koos acrescenta ainda que a quantidade de água doce presente debaixo dos oceanos é enorme. “Nos bolsões do mundo tudo, o volume de água presente é 100 vezes maior que o total de água subterrânea consumida por toda a população mundial desde o ano de 1900”, diz o pesquisador. “Somente a quantidade encontrada perto de Nova York  (Estados Unidos) seria suficiente para abastecer a cidade nos próximos 800 anos”.

Talvez nós, brasileiros, também possamos aproveitar dessa água. Segundo Koos, deve haver bolsões próximos ao Brasil. “Eu acho que deve ter muita água no mar brasileiro, já que encontramos uma grande quantidade no Suriname, que é um país vizinho”.

Sob a água salgada dos oceanos existem bolsões de água doce. No entanto, ainda não sabemos se será possível (e seguro) usar essa água. (foto: Flickr / mwms1916 / <a href= http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/deed.pt>CC BY-NC-ND 2.0</a>)

Sob a água salgada dos oceanos existem bolsões de água doce. No entanto, ainda não sabemos se será possível (e seguro) usar essa água. (foto: Flickr / mwms1916 / CC BY-NC-ND 2.0)

O pesquisador diz que toda essa água poderia ser usada, pois retirá-la desses bolsões não seria algo complexo para o homem. “Não é difícil, porque hoje em dia temos tecnologia para retirar petróleo de lugares muito mais profundos do que os que estão esses reservatórios”, afirma.

Fim dos problemas?
No entanto, nem todos os cientistas estão tão animados com essa possibilidade. O biólogo Jean Remy, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, diz que é preciso ter cuidado antes de pensar em retirar a água do fundo do mar.

“Não sabemos direito a origem, a idade e a dinâmica dessa água, nem o efeito que sua extração poderia ter sobre os lençóis freáticos dos quais dependemos hoje, nem qual seria o custo de extração, transporte e tratamento, muito menos qual seria a qualidade da água no final do processo”, alerta.

Então já sabem, né? Mesmo tendo conhecimento desses bolsões, devemos continuar poupando nossa preciosa água, pois se não fizermos nada, um dia ela pode acabar.

Matéria publicada em 06.02.2014

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Eu faço tudo na minha casa para não desperdiçar água!

    Publicado em 10 de dezembro de 2018 Responder

  • Gabriel Barbosa

    Eu faço tudo na minha casa para não desperdiçar água!

    Publicado em 14 de julho de 2020 Responder

  • Waschington Davi Godoy

    Eu faço tudo na minha casa para não desperdiçar água!.

    Publicado em 9 de setembro de 2020 Responder

  • Maria Fernanda

    Achei interesante

    Publicado em 16 de novembro de 2020 Responder

  • CLAUDIA MARIA JOSE ASSUNCAO CECONI e alunos do 5ºAno B – SESI – 427 – Grs- SP

    A reportagem é muito interessante, pois trata da atualidade que estamos passando sobre o desperdício de água doce. A minha turma está estudando o gênero Reportagem e utilizamos esta matéria para entender melhor o gênero.

    Publicado em 23 de novembro de 2020 Responder

  • Vitória Pedriali Dias

    Achei muito interessante a reportagem. Vim ao site pela indicação do meu livro de Geografia, que é a matéria que estou estudando. Tomare que as pessoas cuidem da nossa preciosa água para que ela nunca acabe. Preserve o meio ambiente, rios, lagos, mares, aquíferos e muito mais.

    Publicado em 11 de março de 2021 Responder

  • Diogo coelho

    Eu colaboro com minha família em ajudar o planeta e não dispensamos água jogamos lixo no lugar certo

    Publicado em 7 de abril de 2021 Responder

  • Mariana mell

    Muito bom

    Publicado em 9 de abril de 2021 Responder

  • Denise Euzebio da Silva.

    Acredito,que concientizar a população deveria ser… de no mínimo 30/30 minutos, através da mídia e empresas televisivas e autdoor espalhadas pela cidades e bairros.
    O disperdício é alarmante,pelas empresas e shoppings.

    Publicado em 12 de abril de 2021 Responder

  • Ana Clara

    Esse site tá no meu livro de Geografia e História com o texto

    Publicado em 4 de maio de 2021 Responder

  • davi sesi sp 124

    muito interesante

    Publicado em 23 de agosto de 2021 Responder

Envie um comentário

Lucas Lucariny

Como bom futuro jornalista, gosto muito de ler, escrever e descobrir coisas novas. Sou fã de séries, filmes, futebol, música boa e, é claro, ciência!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat