Descoberta a menor serpente do mundo

A menor serpente do mundo – a Leptotyphlops carlae – é tão fina quanto um fio de espaguete e cabe em uma moeda de 25 centavos de dólar, que é ligeiramente maior do que uma moeda de um real (foto: Blair Hedges/ Universidade Estadual da Pensilvânia).

Ponha duas caixas de fósforo, uma na frente da outra. Pronto! Agora você tem uma idéia do tamanho da menor cobra do mundo. Com cerca de 10 centímetros de comprimento, ela é tão fina quanto um fio de espaguete. Seu nome? Leptotyphlops carlae.

Habitante de uma ilha do Caribe chamada Barbados, a menor entre as mais de 3.100 espécies de cobras do mundo foi encontrada por cientistas americanos que, curiosamente, já haviam descoberto anteriormente o menor sapo e o menor lagarto do planeta, também em ilhas caribenhas.

Segundo eles, Leptotyphlops carlae deve ter, possivelmente, o menor tamanho que uma serpente pode apresentar – ou estar bem perto disso. Isso porque, se esses animais ficarem muito pequenos, pode ser que seus filhotes não tenham o que comer. Afinal, eles se tornariam menores do que seus alimentos. Para você ter uma idéia, a serpente encontrada em Barbados, assim como outras a que ela está relacionada, costuma se alimentar de larvas de formigas e de cupins.

No entanto, é bom dizer: os cientistas reconhecem que não é possível dizer, com certeza, que não existe, no planeta, nenhuma outra espécie de cobra menor do que a caribenha. Isso porque há outras serpentes que são quase tão pequenas quanto a Leptotyphlops carlae. Os próprios cientistas americanos, por exemplo, no trabalho em que relataram a descoberta da menor serpente do mundo, contaram que também acharam uma outra espécie, também no Caribe, quase tão pequena quanto ela.

Matéria publicada em 08.09.2008

COMENTÁRIOS

  • Luciano Morais de Araújo

    Conheço essa serpente a mais de 30 anos, conhecia ela em Goiás como cobra chumbinho, hoje moro na Paraíba e já vi diversos exemplares perto de onde moro, se vocês me chamarem no WhatsApp te mando um vídeo que fiz, meu número é (83)98731-7678

    Publicado em 7 de novembro de 2021 Responder

Envie um comentário

Mara Figueira

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat