De grão em grão…

(Foto: Pixabay)

Brincar na praia é sempre muito divertido, mas poderia ficar bem mais interessante se eu dissesse que você poderia encher o baldinho de areia com vestígios de um continente pré-histórico, não é? Pois saiba que foi analisando as areias de uma praia que uma equipe internacional de pesquisadores descobriu um antigo microcontinente, chamado de Mauritia, no fundo do Oceano Índico.

Em amostras coletadas nas Ilhas Mauricio, os cientistas encontraram grãos de um mineral chamado zircão, com idades de até 1.970 milhões de anos – muito mais antigos que a própria ilha vulcânica, que tem apenas 8 milhões de anos. Isso levantou suspeitas de que poderia existir, embaixo do oceano, uma outra formação rochosa. Seus fragmentos teriam sido trazidos à superfície pela atividade de um dos vulcões que formam essas ilhas.

Que bom seguir pistas que levam a grandes descobertas! A antiga formação em questão era o microcontinente Mauritia, formado provavelmente durante a divisão do super continente Gondwana, que unia a ilha de Madagascar, na África, à Índia.

Há 200 milhões de anos, existia um grande continente chamado Gondwana, que mais tarde se separou dando origem a grande parte dos continentes do hemisfério Sul. Várias ilhas foram formadas durante o processo, incluindo o microcontinente Mauritia (Ilustração: adaptada de LennyWikidata / CC BY 3.0)

“Imagine um chiclete que você puxa e estica: algumas partes ficam mais grossas e outras mais finas, até que o chiclete arrebenta e se parte em pedaços”, sugere a geóloga Renata Schmitt, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esta é uma boa imagem para explicar como foi a separação dos continentes: parte da crosta terrestre se esticou até romper, deixando alguns pedaços muito finos que mais tarde foram cobertos pela água do mar – é o caso de Mauritia.

A divisão dos continentes acontece quando o magma que vem das profundezas da Terra sobe e esquenta a base da crosta terrestre. O aquecimento faz com que ela fique com uma consistência mais amolecida e maleável, o que acaba facilitando o estiramento e quebra do continente em outros continentes menores, como no exemplo do chiclete. Será que existem outros microcontinentes como Mauritia espalhados por aí?

Matéria publicada em 13.03.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Fernanda-Tavora

Sou curiosa até não poder mais! Gosto de conhecer diversos assuntos e, aqui na CHC, aprendo mais e mais todos os dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.