Vocês sabem que nós adoramos receber mensagens de leitores aqui na redação, não é? São elogios, críticas, sugestões e… muitas perguntas! Por isso, resolvi criar um espaço especial aqui no blogue só para respondê-las.
A leitora Stephanie Fernandes, por exemplo, perguntou: depois de sofrer com uma infestação de piolhos, o que podemos fazer para que eles nunca mais venham parar na nossa cabeça?
Conversei com o biólogo Julio Viana Barbosa, da Fiocruz, e ele respondeu: “A primeira dica é passar diariamente o pente fino – ele vai retirar os piolhos adultos e também as ninfas, que são os filhotes”.
O pente não retira, porém, as lêndeas, que são os ovos dos piolhos. Por isso, é importante repassar o pente fino diariamente: conforme os piolhos vão nascendo, o pente os remove, antes que eles tenham tempo de se reproduzir e criar uma nova infestação.
“Além disso, é importante evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como pentes, bonés, escovas e prendedores de cabelo”, completa Julio. “O piolho não voa e não pula; então, as únicas formas de passar de uma pessoa para a outra são o contato direto e o compartilhamento de objetos pessoais”.
Alguma dúvida sobre este ou outros assuntos? Mande pra gente! Nosso e-mail é chc@cienciahoje.org.br.