Quem disse que Alexandre era Grande?

Quem já estudou um pouquinho de história antiga já ouviu falar de Alexandre, rei da Macedônia, sempre chamado “o Grande”. Não é por acaso que Alexandre passou para a História com este apelido: afinal, depois de seu pai ter conquistado quase toda a Grécia, em apenas 12 anos ele conquistou o poderoso Império Persa, a Síria e o Egito. Criou um dos maiores impérios de todos os tempos!

Alexandre foi educado por ninguém menos que o filósofo Aristóteles, tendo aprendido com ele política, ética, ciências naturais, medicina e geografia. Mas gostava mesmo era de luta e da arte de domesticar cavalos. Por isso, quando seu pai foi assassinado, no ano 336 antes da nossa era, ele assumiu o trono, organizou a cavalaria e partiu para a Ásia. O resto da história é conhecido: depois de todas as suas conquistas e de ter fundado, no Egito, a cidade que leva seu nome até hoje – Alexandria –, Alexandre voltou à Pérsia, onde morreu com apenas 33 anos, na cidade da Babilônia.

Desde o início de sua campanha militar, Alexandre já era uma lenda viva. Seus feitos viraram histórias contadas à noite, nas aldeias por onde passava. Muitos outros líderes da época queriam ser como ele. Dizem – mas até hoje ninguém provou — que morreu tão jovem porque teria sido assassinado por um rival.

Alexandre ficou conhecido como “O Grande” por causa de suas incríveis conquistas. Aqui, aparece retratado em um mosaico do século 1 antes da nossa era, encontrado na cidade de Pompeia, na Itália (Imagem: Wikimedia Commons)

Que Alexandre foi um dos maiores nomes da Antiguidade, disso ninguém duvida. Mas quem disse que ele era “o Grande”?

Vários historiadores até hoje debatem o assunto. Mary Beard, professora de Cultura Clássica da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, argumenta que a expressão foi usada pela primeira vez pelos romanos, 150 anos depois da morte de Alexandre. E mais: ela diz que a maioria das histórias escritas sobre suas fantásticas conquistas foram colocadas no papel muito tempo depois de acontecidas, também por romanos, às vésperas de criarem seu próprio Império. É possível que os romanos tenham chamado Alexandre de “O Grande” porque também queriam ser como ele.

O império macedônico correspondia à região onde hoje fica a Grécia. Alexandre conquistou ainda mais terras, indo do Egito à Índia (Imagem: Wikimedia Commons)

É possível, mas não sabemos com certeza. Quando estudamos história, sempre é bom duvidar das respostas para nossas perguntas. Por isso, na próxima vez que, na aula de História, você ouvir alguém dizer que Alexandre era “O Grande”, já pode responder com outra pergunta: quem disse?

Matéria publicada em 28.10.2011

COMENTÁRIOS

  • Roxane

    Muito Boa a explicação e narrativa sobre *meu marido*: eu me chamo Roxane mas não sou princesa e sim uma pobretona. e admiradora destes personagens fantásticos de nossa história!

    Publicado em 21 de maio de 2022 Responder

  • Pedro

    Nova geração está acabando com termos históricos de milênios.
    Editem e coloquem a.c (antes de Cristo) e não “antes da nossa era”.

    Publicado em 21 de junho de 2022 Responder

Envie um comentário

Keila Grinberg

Quando criança, gostava de visitar a Biblioteca Nacional, colecionar jornais antigos e ouvir histórias da época de seus avós. Não deu outra: hoje é historiadora e escreve para a coluna Máquina do tempo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Parque Nacional de Itatiaia

A primeira área de preservação ambiental do Brasil

Pequenos notáveis

Conheça os peixes criptobênticos!

Open chat