Cobra-nariguda e companhia

Falsa coral (Oxyrhopus rhombifer)

Ao contrário da verdadeira, a falsa coral não é muito venenosa. Também é bem menor: tem no máximo cerca de 70 centímetros de comprimento. É colorida, com manchas vermelhas, pretas e amarelas intercaladas. O colorido de seu corpo, aliás, parece imitar os anéis da coral verdadeira e essa deve ter sido a maneira que a coral falsa encontrou para se defender dos seus predadores. E funciona! Pesquisadores observaram que essa cobra é menos atacada pelas aves de rapina, que podem confundi-la com uma coral verdadeira. A coral falsa também é ovípara, mas não gosta de ficar embaixo da terra.

Cobra verde (Philodryas aestiva)

A cobra verde tem veneno que pode ser perigoso para o ser humano e dentes aumentados no fundo da boca, que utiliza para o envenenamento de suas presas, depois que as morde. É uma cobra de tamanho médio, com cerca de 65 centímetros de comprimento, mas pode atingir até cerca de um metro. É rara em Itirapina e, provavelmente, só vive em cerrados abertos. Põe ovos, anda sobre a terra, mas pouco ainda se conhece sobre essa espécie.

Cobra-nariguda (Lystrophis nattereri)

A cobra nariguda é assim chamada por ter uma escama arrebitada na ponta do focinho. É uma espécie bem pequena, com cerca de 30 centímetros de comprimento. Não é venenosa e come principalmente ovos de lagartos e de outras serpentes. É uma cobra típica de cerrados abertos como os campos de Itirapina, e, por isso, é considerada ameaçada de extinção no estado de São Paulo. Põe ovos e tem o hábito de se rastejar sobre a areia dos campos. Provavelmente, porém, também é subterrânea, ou seja, gosta de ficar embaixo do solo.

 Papa-aranha (Pseudablabes agassizii)

Como seu nome indica, a papa-aranha alimenta-se de algo incomum entre as cobras: as aranhas, sendo que também pode comer escorpiões e lagartos. É uma cobra pequena, com cerca de 30 centímetros. Também é típica dos campos ou cerrados abertos. Gosta de caçar à noite e, embora seja considerada não venenosa, tem veneno que pode ser perigoso para o ser humano e dentes aumentados no fundo da boca, que utiliza para envenenar suas presas. É ovípara e pode colocar entre cinco e oito ovos.

 Boipeva (Waglerophis merremii)

O nome significa “cobra achatada” na linguagem dos índios, pois, quando irritada, essa cobra achata bastante o corpo. Durante o dia, pode ser vista caçando sapos no cerrado. Com cerca de meio metro, pode atingir até 80 centímetros de comprimento. Não é venenosa, mas, provavelmente, imita a cor de uma espécie venenosa que também vive em Itirapina: a jararaquinha. Com isso, acaba se protegendo do ataque das aves de rapina, que devem ser seus principais predadores.

Matéria publicada em 31.10.2008

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Cathia Abreu

Adoro aprender coisas novas. Tenho a sorte de trabalhar me divertindo e fazendo descobertas todos os dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.