Chifrudos em extinção

O que é o que é: pesa mais de duas toneladas e tem um chifre bem no meio do nariz? Acertou quem disse rinoceronte! Este mamífero da pesada está no reino animal há milhões de anos, mas corre o risco de entrar em extinção.

Rinoceronte de Sumatra com filhote

Um rinoceronte de Sumatra e seu filhote (Foto: Alan Baker)

A notícia é triste, mas é muito triste também saber o porquê: o maior predador desse animal é o ser humano, que está acabando com as populações de rinocerontes. “Muitos caçadores matam os rinocerontes para usar o chifre como remédio contra a febre, apesar disso não ter sido comprovado pela ciência”, conta o zoólogo Eduardo Bessa, da Universidade do Estado do Mato Grosso.

Apesar de muito duro, o chifre do rinoceronte não é formado por osso, mas por um tufo de cabelos parecidos com os nossos. Só que, ao contrário das nossas madeixas, esses pelos demoram muito para crescer. E, para os rinocerontes, ficar sem chifre é um problemão. Afinal, as fêmeas precisam dele para defender os filhotes do ataque de tigres e leões, enquanto os machos usam o chifre na disputa por namoradas.

Além da caça, os rinocerontes têm sofrido com a destruição do meio ambiente. Eles precisam de bastante capim e folhas de árvores para matar a fome, mas os lugares com alimento em abundância são cada vez mais raros.

Resultado: atualmente existem cinco espécies de rinocerontes que habitam regiões da África e da Ásia, mas três delas já estão em extinção. “Em alguns parques africanos, os guardas passam o dia todo acompanhando o animal para protegê-los de caçadores”, diz Eduardo. E você, tem alguma ideia para evitar que esse grandalhão suma do mapa?

Matéria publicada em 03.01.2012

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Não, mas vou torcer para que não desapareçam mais rinocerontes!

    Publicado em 7 de janeiro de 2019 Responder

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat