[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças

Conteúdo do Link: http://chc.org.br/charles-darwin/

Charles Darwin

Conheça o pai da teoria da evolução

Notícias - 20-05-2001 História Imprimir Pdf

Charles Robert Darwin foi um importante naturalista inglês que viveu no século 19. Ele é lembrado por ter formulado a teoria da evolução, que explica como as diferentes espécies de animais se desenvolveram ao longo do tempo. Darwin nasceu no Reino Unido, em 12 de fevereiro de 1809. Foi estudar medicina em 1825, mas abandonou a carreira, voltando-se para as ciências naturais.

Como naturalista, foi convidado para participar da viagem do navio Beagle ao redor do mundo, promovida pelo corpo de almirantes britânico. Durante a viagem, que durou quatro anos e nove meses, Darwin chegou à costa do Brasil, seguindo para a Patagônia, ilhas Malvinas, Terra do Fogo, ilhas Galápagos, Nova Zelândia, Austrália, Tasmânia, Maldivas e toda a costa ocidental da América do Sul, do Chile ao Peru. Darwin colecionou fósseis e observou várias espécies animais e vegetais, além de fenômenos geológicos como erupções vulcânicas e terremotos. À medida que passava de uma região para outra, Darwin notou que o mesmo animal apresentava características diferentes e que existiam traços comuns entre as espécies extintas e as atuais. Isso o levou à suposição de que os seres vivos não são imutáveis, mas capazes de transformar-se.

As observações feitas durante a viagem orientaram Darwin na pesquisa sobre a teoria da origem das espécies, que é o tema fundamental da sua obra. Ela se baseia na luta pela vida, ou seja, na existência de uma permanente concorrência entre os indivíduos de cada espécie animal. Sobre a evolução das espécies, Darwin explica ainda que somente os mais fortes e mais aptos conseguem sobreviver e a própria natureza se encarrega de fazer essa seleção natural.

Em 1859, Darwin publicou um resumo de seus estudos no livro Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida , Na época, suas teorias provocaram grandes polêmicas e discussões. Hoje, suas idéias são mais aceitas, e seus livros são uma referência entre pesquisadores do mundo inteiro. Darwin morreu de um ataque cardíaco em 19 de abril de 1882, tendo dedicado toda a sua vida à ciência.

Thais Fernandes, Instituto Ciência Hoje