A leitora Vitória escreveu para a CHC Online contando que morre de medo quando escuta um trovão. Apesar disso, ela está curiosa e quer saber: afinal, por que troveja quando chove? Para descobrir a resposta, fui conversar com o geofísico Osmar Pinto, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Ele explicou que o trovão nada mais é do que o barulho do raio. “Quando ocorre uma chuva forte e o raio surge na atmosfera, ele, por ser uma corrente elétrica intensa, aquece o ar à sua volta, que se move bruscamente e causa o som do trovão”, diz. Como a luz é mais rápida do que o som, vemos primeiro o raio e só ouvimos o trovão segundos depois.

O barulho dos trovões nos ajuda a identificar se há raios por perto (Foto: Guilherme Castoldi / Flickr / <a href= http://www.flickr.com/photos/gcastoldi/4135099576/> CC BY-NC-SA 2.0</a>

O barulho dos trovões nos ajuda a identificar se há raios por perto (Foto: Guilherme Castoldi / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0

Apesar de causar medo em muita gente, o trovão ajuda a identificar a presença de raios por perto. Osmar conta que os raios matam em média 130 pessoas por ano no Brasil e ferem mais algumas centenas. “Já os trovões, em geral, não são perigosos, exceto se o raio ocorrer a menos de 50 metros, quando o barulho pode causar problemas auditivos”.

Com a ajuda do trovão, é possível saber a que distância um raio caiu. Basta contar o tempo entre o instante em que vemos a luz do raio no céu e o momento em que ouvimos o trovão. Em seguida, é só dividir esse valor por três e saberemos a quantos quilômetros chegou o raio. “Se o intervalo entre o raio e o trovão for de 12 segundos, por exemplo, significa que o raio caiu a quatro quilômetros de distância”, exemplifica o pesquisador. Vou ficar bem atento na próxima tempestade!

Matéria publicada em 03.02.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!