Brincadeira renovada

Quem já tentou montar um cubo mágico sabe que esse quebra-cabeça pode, apesar de divertido, ser bastante complicado. Pensando nisso, o engenheiro eletricista Pedro Mamede, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), criou um cubo mágico eletrônico capaz de ajudar o jogador a montá-lo. Ele tem lâmpadas no lugar das tradicionais pecinhas coloridas.

O cubo mágico eletrônico promete ajudar os jogadores a montarem o quebra-cabeças. (ilustração: Pedro Mamede)

O cubo mágico eletrônico promete ajudar os jogadores a montarem o quebra-cabeças. (ilustração: Pedro Mamede)

O cubo é formado por pequenas peças cúbicas com visores transparentes que abrigam lâmpadas de LED – aquelas usadas em alguns televisores. Cada lâmpada acende uma cor diferente e a aparência fica semelhante à do cubo mágico tradicional, mas com um detalhe: um dos lados apresenta uma tela com informações para ajudar o jogador a montar o brinquedo.

“O cubo fornece instruções que ajudam a aprender métodos de montagem, além de registrar o número de movimentos feitos, o tempo de montagem e o número de vezes em que o cubo foi montado com sucesso”, conta Pedro. “Além disso, se quiser voltar a uma configuração salva, é só apertar um botão e cada peça irá se reacender reorganizando o cubo do jeito que o jogador havia deixado”.

A brincadeira envolve o raciocínio lógico e criativo, além da coordenação motora. Para produzir o brinquedo, Pedro contou com a ajuda de seu professor e também engenheiro Alexandre Silva, da Unesp.

Por enquanto, o novo cubo mágico não está à venda, mas Pedro está trabalhando para que isso aconteça logo. “Estamos fazendo um protótipo com materiais melhores e métodos mais precisos, mas as partes mecânica e eletrônica já foram testadas com sucesso”, garante. Estou doida para brincar, e você?

Matéria publicada em 11.03.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.