Berçário de dinossauros

Um ovo de galinha, tenho certeza de que você já viu. E um ovo de dinossauro? Bem, mesmo para os paleontólogos experientes, esta oportunidade é rara. Por isso, uma descoberta recente realizada no sul da China chamou a atenção dos cientistas: foram encontradas centenas de ossos de embriões e dinossauros recém-saídos dos ovos.

Reconstrução de um embrião de dinossauro sauropodomorfo recém-descoberto na China e atribuído ao gênero Lufengosaurus. (arte: Dave Mazierski)

Com idade estimada entre 190 e 197 milhões de anos, os fósseis incluem pedaços de vértebras e outros ossos, além de fragmentos de cascas de ovos – as mais antigas já registradas. É difícil dizer exatamente a que espécie eles pertencem, mas tudo indica que são parte dos sauropodomorfos, grupo de dinossauros herbívoros e relativamente comuns na região.

Os cientistas sabem que se trata de embriões pelo tamanho pequeno dos restos fósseis – maxilares de apenas cinco milímetros, por exemplo – e também porque os ossos não estavam totalmente formados: na extremidade deles, os pesquisadores encontraram uma cartilagem calcificada, característica típica de animais muito jovens. Outra pista é que alguns fósseis apresentavam dentes ainda dentro do osso – ou seja, dentes que ainda não “tinham nascido”.

Pela análise dos pequenos ossos, os autores do estudo esperam conhecer melhor o desenvolvimento embrionário dos dinossauros. Eles já afirmam que o ritmo de crescimento do embrião dentro dos ovos devia ser bastante rápido.

Matéria publicada em 17.04.2013

COMENTÁRIOS

  • Maria de Fátima Santana Oliveira

    gostei muito dessas infomasoes são muito uteis

    Publicado em 17 de agosto de 2020 Responder

  • Layla

    amo dinos

    Publicado em 20 de agosto de 2020 Responder

  • Tauros

    Eu também

    Publicado em 20 de agosto de 2020 Responder

  • Anonima

    Muito Legal!

    Publicado em 16 de novembro de 2020 Responder

  • Gislaine Maria M. Barbosa

    Gostei muito.

    Publicado em 15 de abril de 2021 Responder

  • Merimar Moreira de Oliveira Almeida

    Amei

    Publicado em 2 de março de 2022 Responder

  • Geralda

    Queria o gabarito

    Publicado em 4 de maio de 2022 Responder

Envie um comentário

Alexander Kellner

É paleontólogo e já esteve em expedições para algumas das áreas mais remotas do planeta, como Antártica e desertos no Irã e na China. Adora ler tudo o que encontra sobre dinossauros e outros fósseis.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat