Beleza miúda

Pegue uma régua é veja quanto é um centímetro. Parece pequeno? Então tente dividir esse comprimento em um milhão de pedacinhos. Aí está uma unidade de medida bem menor: o nanômetro.

Objetos em escala nanométrica não podem, obviamente, ser vistos a olho nu, mas, com a ajuda de microscópios especiais, pesquisadores vêm usando minúsculas partículas para criar novos materiais, inventar medicamentos e até realizar obras de arte. Vamos conferir?

Para fazer uma observação em escala nanométrica, os cientistas pegam uma pequena amostra de um material qualquer – pedaços de tecidos, rochas, plantas, entre outros – e colocam no microscópio. Ampliada muitas e muitas vezes, a imagem revela desenhos incríveis e também pode ajudar a compreender as propriedades do material em questão.

O cientista de materiais Ricardo Tranquilin, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia, contou à CHC que nanocientistas observam, por exemplo, como os materiais reagem ao calor e ao contato com alguns elementos químicos. Às vezes, as modificações são tão sutis que só um supermicroscópio pode vê-las.

Após de capturar a imagem e ampliá-la entre 50 e 800 mil vezes – trabalho do microscópio –, os nanocientistas gostam de colorir a figura com a ajuda de um computador. Os resultados, além de cientificamente interessantes, são tão bonitos que merecem o título de obra de arte!

Se você ficou curioso para ver alguns exemplos, confira a galeria abaixo:

[jj-ngg-jquery-slider gallery=”27″ html_id=”about-slider” width=”600″ height=”450″
center=”1″ effect=”fade” pausetime=”7000″ order=”sortorder” animspeed=”400″]

Matéria publicada em 08.05.2013

COMENTÁRIOS

  • Thauany

    Não consegui ver a foto.. tem algum lugar que eu possa encontrá-la?

    Publicado em 6 de outubro de 2020 Responder

Envie um comentário

Camille-Dornelles

Quando criança, gostava de fazer experimentos dentro de casa e explorar o mundo. Hoje, na CHC, me sinto brincando de cientista e trabalhando como jornalista ao mesmo tempo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat