Jogo do dentro ou fora

Que tal aprender um método diferente para multiplicar os números?

Esse é um jogo para dois participantes. Cada um precisa de uma folha em branco e de uma caneta ou lápis. Os participantes devem desenhar uma curva que não se cruza sem tirar a caneta do papel, de forma que o ponto final seja igual ao inicial, e depois marcar um ponto que não esteja em cima da curva. Veja abaixo três exemplos:

Gráficos Marina Vasconcelos

pedro_roitman

Pedro Roitman,
Instituto de Matemática,
Universidade de Brasília

Sou carioca e nasci no ano do tricampeonato mundial de futebol – para quem é muito jovem, isso aconteceu em 1970, século passado! Enquanto fazia o curso de Física na universidade, fui encantado pela Matemática. Hoje sou professor.

Será que este ano tem a “Estrela de Belém”?

Vamos investigar se o fenômeno no céu de 2020 se parece com o da história dos Três Reis Magos.

Pequenos animais que movem o mundo

Um dos biólogos mais famosos do mundo, o norte-americano Edward Wilson, uma vez falou que os insetos, caranguejos, minhocas e uma infinidade de pequenos animais movem o mundo. Ele estava chamando a nossa atenção para o valioso papel desses seres miúdos, que mal percebemos, mas que estão o tempo todo polinizando as plantas para que produzam frutos, movendo o solo e ajudando a transformar restos de animais e plantas em adubo. Eles são pequenos no tamanho, mas grandes em importância para a dinâmica da natureza.