Aleijadinho

Ele venceu sérios problemas sociais e de saúde e foi reconhecido pela história da arte no Brasil.

Antônio Francisco Lisboa é considerado um dos maiores artistas brasileiros da História. Foi o principal nome do barroco mineiro, estilo artístico que veio da Europa e ganhou outras influências no Brasil, principalmente da região das Minas Gerais. Nascido em 1738, na antiga cidade de Vila Rica, onde hoje é Ouro Preto, ficou conhecido pelo apelido de Aleijadinho, por conta de uma doença que o afetou na década de 1770 e atacou até sua principal ferramenta de trabalho, as mãos.

Seu pai, o português Manuel Francisco Lisboa, era um dos mais renomados arquitetos de Minas Gerais. Sua mãe, Isabel, era uma escravizada sobre quem temos quase nenhuma informação. Aleijadinho não era considerado filho legítimo de Manuel, que era casado com outra mulher, com quem teve outros filhos. Por isso, não tinha os mesmos direitos de seus irmãos – situação que acontecia frequentemente no Brasil escravocrata e que mostra a violência de uma sociedade desigual.

Retrato de Aleijadinho, por Euclásio Ventura (século 19).
Imagem Wikipédia

Pedro Krause

Professor do Departamento de História do Colégio Pedro II
Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sou professor de História e adoro falar sobre as personalidades que marcaram o Brasil de outras épocas!

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Será que este ano tem a “Estrela de Belém”?

Vamos investigar se o fenômeno no céu de 2020 se parece com o da história dos Três Reis Magos.

Pequenos animais que movem o mundo

Um dos biólogos mais famosos do mundo, o norte-americano Edward Wilson, uma vez falou que os insetos, caranguejos, minhocas e uma infinidade de pequenos animais movem o mundo. Ele estava chamando a nossa atenção para o valioso papel desses seres miúdos, que mal percebemos, mas que estão o tempo todo polinizando as plantas para que produzam frutos, movendo o solo e ajudando a transformar restos de animais e plantas em adubo. Eles são pequenos no tamanho, mas grandes em importância para a dinâmica da natureza.