Que os pesquisadores que identificam e nomeiam as espécies têm grande liberdade na hora de escolher o nome dos bichos, você já sabe. Mas, que alguns associam nome de comida com aranhas deve ser novidade. Hum… Não caiu bem? Pois então conheça as aranhas do gênero Ianduba.
As Ianduba são encontradas principalmente na Bahia. Por isso, elas ganharam esse nome: uma mistura de iandu (que quer dizer “aranha” na língua indígena tupi) com a sigla do estado da Bahia (BA). Algumas espécies receberam nomes de personalidades, como Ianduba angeloi (homenagem ao professor, pesquisador, escritor e conservacionista Dr. Ângelo Machado) e Ianduba benjori (homenagem ao cantor Jorge Ben Jor).
Outras aranhas têm nomes que fazem referência à região onde vivem, como Ianduba paubrasil (encontrada na Fazenda Pau Brasil, na Bahia), Ianduba capixaba (encontrada no Espírito Santo) e Ianduba beaga (encontrada na região central de Minas Gerais, especialmente em Belo Horizonte, carinhosamente chamada de BH – beagá – pelos moradores).
Uma espécie, Ianduba dabadu, foi assim chamada por causa do grito do personagem Fred, do desenho animado Os Flintstones. Quando ele se animava, sempre soltava um “iabadabadu!”. Repita “Ianduba dabadu” e repare como o som do nome dessa aranha lembra o grito de Fred.
Mas nada se compara aos nomes de cinco espécies em homenagem a pratos da culinária dos estados onde são encontradas: Ianduba abara, Ianduba acaraje, Ianduba mugunza e Ianduba vatapa foram nomeadas por causa de comidas típicas da Bahia (abará, acarajé, mugunzá e vatapá). E tem ainda a Ianduba apururuca, cujo nome faz referência ao leitão à pururuca, prato típico de Minas Gerais, onde a espécie ocorre.
Imagina só se essa moda continua. Daqui a pouco vai ter aranha com nome de feijoada, moqueca, pamonha, tapioca, pão de queijo… Hum!! Essa história já está é me dando fome!