Antraz

Antraz é o nome popular de uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Bacillus anthracis. Essa doença é conhecida cientificamente por dois nomes diferentes: carbunculose humana, causada por um bacilo que infecta homens, e carbunculose omete, que ataca animais, como gado, ovelhas e cabras. Esse segundo tipo, no entanto, também pode infectar humanos, principalmente os profissionais que trabalham diretamente com animais contaminados.

Será que o antraz do dia 11 de setembro — um tipo de pó esbranquiçado enviado para algumas pessoas por carta, após o atentado de 2001 contra as torres gêmeas de Nova York, nos Estados Unidos — tem alguma semelhança com o antraz descoberto por Pasteur? Segundo o professor Silvio Valle, da Fundação Oswaldo Cruz, nos dois casos a bactéria é a mesma. No entanto, a bactéria enviada por cartas após o atentado foi manipulada em laboratório para que seus efeitos se tornassem cada vez mais prejudiciais para as pessoas. Isso aconteceu porque alguns terroristas desejavam causar pânico entre os cidadãos americanos. Felizmente, não houve mais notícias sobre o envio de antraz para as pessoas.

A contaminação por essa bactéria tem como sintomas a perda de apetite, enjôos, vômito e febre. Essa doença pode matar se não for devidamente tratada com antibióticos específicos. No entanto, a vacina desenvolvida por Pasteur não pode ser aplicada em humanos, porque ela foi descoberta apenas para uso veterinário. Mas não se preocupe! Existe uma vacina que é destinada especificamente para humanos. Ela é útil para profissionais que estão mais próximos da bactéria, como cientistas, trabalhadores agrícolas e veterinários.

Matéria publicada em 02.05.2002

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Da onde surgiu o nome Antraz?

    Publicado em 28 de outubro de 2018 Responder

Envie um comentário

Aline Pereira

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat