Qual foi o primeiro livro?

Ninguém tem dúvida de que a Diná adora ler. Então, nem preciso dizer que ela ficou toda animada quando viu a pergunta do nosso amigo Charles Gabriel da Costa Silva, de Pirassununga, São Paulo: “Qual foi o primeiro livro do mundo?”

Tantos e tantos livros já foram publicados. Você sabe dizer qual foi o primeiro? (Foto: Johannes Jansson / Wikimedia Commons / CC BY 2.5 DK)

Tantos e tantos livros já foram publicados. Você sabe dizer qual foi o primeiro? (Foto: Johannes Jansson / Wikimedia Commons)

Para responder, corri atrás do historiador Mário Feijó, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele me explicou que há uma diferença entre o primeiro livro do mundo e o primeiro livro impresso. “Trechos de um poema sobre um rei da Mesopotâmia seriam o primeiro livro do mundo, escrito em cerâmica e pedra”, esclareceu.

Já o primeiro livro impresso foi a Bíblia. “Ela foi impressa em 1455, pelo inventor alemão Johannes Gutenberg, muito tempo depois de terminar de ser escrita, o que aconteceu antes do ano 100”, explica Mário.

No Brasil, a imprensa chegou 355 anos depois. “O primeiro livro impresso aqui foi Marília de Dirceu, do autor Tomás Antônio Gonzaga, em 1810”, revela o pesquisador. E acrescenta um detalhe curioso da história: “No início, as máquinas de impressão eram mantidas pelo governo português, que só publicava o jornal oficial falando coisas boas sobre o governo. Por isso, a maioria dos escritores brasileiros preferia imprimir suas obras em Lisboa ou Paris – foi o caso de Machado de Assis”.

Mário explica que livro é toda história registrada com começo, meio e fim. “Livro é livro, não importa onde foi escrito nem com o quê”, pondera. “Na maior parte da Antiguidade Clássica, os livros eram todos escritos à mão em rolos de pergaminho ou papiro – espécies de papel feito de couro de animais ou tiras de planta”.

No papiro, no papel ou até no computador, o importante é curtir a leitura!

Matéria publicada em 23.10.2013

COMENTÁRIOS

  • LIVRO SENSORIAL! Faça você mesmo! – Juntos na Casa

    […] Qual foi o primeiro livro? […]

    Publicado em 1 de abril de 2021 Responder

  • Eurípedes Elias Rodrigues Ferreira

    Esta é uma informação primordial

    Publicado em 27 de maio de 2023 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!