Por que temos sotaque?

Cariocas, paulistas, mineiros, baianos, paraibanos, gaúchos… Toda essa gente fala a mesma língua, mas cada qual do seu jeitinho. Um puxa mais o “s”; outro capricha no “r”; tem quem fale mais rápido; tem quem fale cantando… A razão de tantas diferenças é o sotaque.

Sotaque é a pronúncia característica de um país, de uma região ou mesmo de uma pessoa. Ele é identificado pela maneira de emitir o som das palavras, variando de um tom para outro. Aqui no Brasil, por exemplo, quase sempre é possível saber em que região as pessoas vivem ou onde viveram uma grande parte de sua vida apenas pela forma que elas falam.

(ilustração: Alvim)

(ilustração: Alvim)

Nosso país tem cinco regiões, mas há muito mais sotaques do que isso. Não se sabe nem exatamente quantos! O sotaque se caracteriza pela força ou intensidade, pelo ritmo e pela melodia de uma mesma língua falada de maneiras diferentes por diferentes comunidades. É curioso que, quando estamos em contato com pessoas da nossa comunidade, não notamos nosso próprio sotaque. Mas basta falarmos com pessoas de outra cidade ou de outro estado que percebemos logo a diferença.

Os sotaques são desenvolvidos pelas comunidades naturalmente, por imitação. Isso quer dizer que um vai adquirindo a maneira de falar do outro e, aos poucos, todos estão falando de forma muito parecida. Não importa, portanto, se você nasceu ou não naquele lugar. Por exemplo, se nos mudarmos para outra região e lá morarmos por muito tempo, nossa tendência natural é passar a falar da mesma forma que as pessoas daquele local.

Todos temos sotaque. Mesmo as pessoas que utilizam a língua padrão em sua forma mais vigiada possível têm o seu próprio jeito de falar. E não tem sotaque certo nem errado! Apesar de pronunciada de maneiras diferentes, a língua é de todos. Assim, todos têm o direito de interferir nela, e interferem sempre: uns mais, outros menos!

(Esta é uma reedição do texto publicado na CHC 147.)

Matéria publicada em 30.04.2014

COMENTÁRIOS

  • rafael

    Amei

    boa tarde amei muito

    Publicado em 18 de março de 2021 Responder

  • Joelma

    Uma sinônimo para diversos na expressão diversos sotaque encontrado no texto é ?

    Publicado em 23 de agosto de 2021 Responder

  • Roger

    Uma sinônimo para diversos na expressão diversos sotaque encontrado no texto é ?

    Publicado em 27 de agosto de 2021 Responder

  • Rosa Isabel

    Qual a resposta da questão 1?

    Publicado em 16 de dezembro de 2021 Responder

  • Rosa Isabel

    Qual o assunto do texto porque temos sotaque?

    Publicado em 17 de dezembro de 2021 Responder

  • VALDECI ALIPIO DE SOUZA

    Belford Roxo – RJ, 13 de março de 2022

    Valdeci Alipio de Souza

    Sotaques, são falas de cada estado ou região.

    Att.

    Valdeci Alipio de Souza

    Publicado em 13 de março de 2022 Responder

  • Wellington Eleuterio Barbosa

    Por favor, o que vcs tem a dizer quando o sotaque de um incomoda o outro? Qual fenômeno ou fobia ocorre? Qual a melhor coisa a se fazer quando isso acontece?

    Publicado em 12 de junho de 2023 Responder

Envie um comentário

José Pereira da Silva

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!