O que é o Reino Monera?

Vocês sabem que as perguntas de leitores são minha parte preferida deste blogue? Fico feliz de responder mais uma! Esta é da Karla Santos, de 12 anos, que mora em Balneário Camboriú (SC): o que é o Reino Monera?

Conversei com o biólogo Átila Iamarino, da Universidade de São Paulo, e ele explicou que Reino Monera era a forma como os microrganismos sem núcleo celular eram classificados até os anos 90.

Bactéria e célula vegetal

À esquerda, você vê uma bactéria, formada por uma célula sem núcleo. À direita, uma célula vegetal com núcleo (Imagens: Wikimedia Commons)

Naquela época, todos os seres vivos eram separados nos Reinos que aprendemos na escola: Animal, Vegetal, Fungi, Monera e Protista. Porém, avanços recentes na microbiologia modificaram essa divisão.

Os microrganismos sem núcleo haviam sido agrupados no Reino Monera por serem parecidos entre si, além de viverem em lugares parecidos. Só que, com técnicas mais modernas, os cientistas descobriram que eles eram muito diferentes.

“Era como se tratássemos peixes e golfinhos como parentes próximos por viverem no mar e terem nadadeiras. Mas os golfinhos são mamíferos, mais próximos dos homens que dos peixes”, explica Átila.

O Reino Monera, então, foi dividido em dois grupos, chamados Domínios: o Domínio das Bactérias e o Domínio das Arqueias. Além desses, existe o Domínio dos Eucariotos, onde estão todos os outros Reinos, ou seja, o dos animais, o dos vegetais, o dos fungos e o dos protozoários.

Matéria publicada em 29.05.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat