Mocinho ou vilão?

Remédios para plantas, defensivos agrícolas, venenos contra pragas… Esses são alguns nomes pelos quais são conhecidos os agrotóxicos, produtos químicos que servem para prevenir, destruir ou controlar diferentes tipos de praga em plantações. Se, por um lado, eles são um escudo para as plantas, por outro, podem causar danos à saúde de animais, e isso inclui de minhocas a seres humanos. Tudo depende da forma como é aplicado no ambiente.

Os agrotóxicos podem ser usados em vasos de planta, jardins, pequenas roças ou grandes plantações com o propósito de evitar que microrganismos, e também plantas daninhas, prejudiquem o crescimento dos vegetais.

Apesar de proteger as plantas contra pragas, os agrotóxicos podem ser muito perigosos para os animais. (ilustração: Lula)

Apesar de proteger as plantas contra pragas, os agrotóxicos podem ser muito perigosos para os animais. (ilustração: Lula)

Então, vejamos, se os agrotóxicos agem pelo bem dos vegetais, eles são ótimos, certo? Nem sempre. Muitas vezes você vê na feira aqueles legumes frutas, verduras e frutas parecerem mais bonitos para conseguir um preço melhor e, para isso, muitos usam agrotóxicos além da conta. Os resultados disso são: dano à saúde do trabalhador rural, que, em geral, aplica o produto sem proteção; dano à saúde do consumidor, que ingere vegetais contaminados; e dano ao meio ambiente, pela poluição do solo e das águas, que prejudica das minhocas aos peixes.

E aí, o que fazer? Se você tiver algum receio na hora de fazer a feira, procure comprar os vegetais de produtores que você conheça para evitar consumir produtos contaminados. Outra opção é comprar produtos identificados na embalagem como orgânicos. Esta denominação é garantia de que não são produzidos com o uso de agrotóxicos. É melhor prevenir…

Por conta do risco que os agrotóxicos podem representar, cabe aos cientistas a tarefa de pesquisar outras formas de combater as pragas das plantações. Da mesma forma, cabe aos órgãos competentes a fiscalização dos produtores agrícolas para punir quem desobedece aos limites de utilização dos agrotóxicos, prejudicando as pessoas e o meio ambiente.

(Esta é uma reedição do texto publicado na CHC 188.)

Matéria publicada em 25.11.2014

COMENTÁRIOS

  • Rennie Aizza Rodrigues Correa

    Os agrotóxicos são realmente muito prejudiciais a saúde de todos os envolvidos, que podem ser: trabalhadores rurais, os animais, o solo, a água e o consumidor. Os ´órgãos competentes responsáveis pela fiscalização nem sempre cumpre com o seu dever de fiscalizar. Por isso há que se ter uma política de fiscalização mais adequada.

    Publicado em 20 de maio de 2020 Responder

  • Maria Vitória Silvestre Vieira

    Olá! Gostei muito do texto sobre MOCINHO OU VILÃO. Para mim, ele é mais vilão do que mocinho. Se podemos produzir orgânicos para que usar os agrotóxicos? Precisamos proteger todos: a minhoca, o agricultor, até o consumidor. Seria excelente que todos pensassem da mesma forma, porque teríamos mais qualidade de vida. Agradeço desde já o espaço a mim dedicado, Sem mais; Maria Vitória S. Vieira Madre Mazzarello /3º.B /São Paulo, 12 de julho 2020.

    Publicado em 14 de julho de 2020 Responder

  • Mariana Donato V.

    OI chc tb gostei muito sobre MOCINHO ou Vilão . Tenho 8 anos estudo com MAVI a MARIA Vitória na nossa sala tem uma matéria sua no livro até vim aqui agora porque nossa pro deu sua matéria para lermos e gostei mas vejo outras matérias como;chulé no pé esse não e uma linguagem formal . Mas seria excelente se todos pensassem assim teríamos mais qualidade de vida .
    Sim sou bem faladeira me chamo Mariana mas me chamam de MARI pois agora queria saber mais sobre o covid 19 pois acho que bastante visualização tenho instagram @marianinha.princesinha. vou fazer uma matéria sobre isso . Aguardo sua resposta beijo virtuais por causa do covid 19 tchauuuuuu! .
    Mariana donato 15 de julho de 2020.

    Publicado em 15 de julho de 2020 Responder

  • juan da silva moura

    hmm nao sabia

    Publicado em 18 de agosto de 2020 Responder

  • NILDA SOARES

    QUAL E REPOSTA DA LICÃO 1 PEGUTA SOBRE QUAL ASSUTO ESSES TEXOS TRATAM

    Publicado em 10 de setembro de 2020 Responder

    • Sophia Moreira Batista

      Que legal adoro plantas elas são importantes para nós e para nossa saúde e trazem vida para nossas casas

      Publicado em 20 de março de 2021 Responder

  • Júlia Louíse Gonçalves Ferreira

    Amei a matéria! Sem dúvidas a melhor revista científica! Com artigos totalmente originais, e de altíssima qualidade!

    Publicado em 21 de setembro de 2020 Responder

  • Sophia Moreira Batista

    Que legal adoro plantas elas são importantes para nós e para nossa saúde e trazem vida para nossas casas

    Publicado em 20 de março de 2021 Responder

  • Mavie

    Oi chc amo suas revistas são realmente muito boas e minha professora de português faz a maioria de suas sobre vocês

    Publicado em 26 de maio de 2021 Responder

  • Mavie

    Oi chc amo suas revistas são realmente muito boas e minha professora de português faz a maioria de suas sobre vocês

    Publicado em 26 de maio de 2021 Responder

Envie um comentário

Mariana Belo

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat