Meus ombros suportam…

Quanto toca o sinal da escola, saem pelas ruas alunos e mais alunos, todos com mochilas enormes e pesadas. Parecem tartarugas carregando a casa inteira nas costas. Só uma tartaruga ninja para aguentar tanto peso…

Nossa coluna vertebral sustenta diversas partes do corpo, como a cabeça, os braços e o tórax. Mas ela não suporta muito peso, e carregar uma mochila muito pesada pode prejudicá-la. (foto: Flickr / .Bambo. / <a href=http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/deed.pt>CC BY-NC-SA 2.0</a>

Nossa coluna vertebral sustenta diversas partes do corpo, como a cabeça, os braços e o tórax. Mas ela não suporta muito peso, e carregar uma mochila muito pesada pode prejudicá-la. (foto: Flickr / .Bambo. / CC BY-NC-SA 2.0

A cada ano, aumenta a quantidade de livros e cadernos que os meninos e as meninas levam às escolas. Como pesam! Será que não é peso demais? Até quantos quilos esses alunos podem carregar? O que acontece com um jovem que transporta um peso maior do que seus músculos aguentam?

Existe um peso máximo que uma criança pode carregar sem que seus ossos e músculos sejam prejudicados. O valor varia de acordo com a idade da criança e o tipo de equipamento (mochila, bolsa, pasta etc.) que ela usa para transportar a carga.

Um peso muito grande pode prejudicar o corpo. Por exemplo, meninos e meninas que usam mochilas penduradas nas costas têm que dobrar o corpo para a frente para manter o equilíbrio. Com isso, os músculos da região lombar (parte de baixo das costas) recebem um peso grande demais, forçando muito as vértebras da coluna. Isso faz com que a coluna fique mais curvada do que ela é normalmente, em especial na região do pescoço.

Crianças que penduram mochilas ou bolsas em um dos ombros também apresentam o desvio nos ombros, além de no pescoço.

Fique de olho: as crianças devem carregar, no máximo, pesos iguais à capacidade de seus músculos, de acordo com a idade e o tipo de equipamento que usam para carregar o material (veja a tabela).

Em uma balança comum, veja quanto pesa sua mochila ou bolsa da escola. Se ela estiver mais pesada do que os valores da tabela, converse com seus pais ou seu professor. (gráfico: Luiz Baltar)

Em uma balança comum, veja quanto pesa sua mochila ou bolsa da escola. Se ela estiver mais pesada do que os valores da tabela, converse com seus pais ou seu professor. (gráfico: Luiz Baltar)

Existem, ainda, outras medidas que podem ser tomadas. Uma delas é construir nas escolas lugares especiais, nos quais os alunos podem deixar a maior parte do material, carregando apenas o necessário para as tarefas do dia seguinte. Outra ideia é adotar carrinhos para transportar a carga.

Se você tiver alguma outra sugestão, compartilhe nos comentários!

(Esta é uma reedição do texto publicado na CHC 66.)

Matéria publicada em 11.02.2014

COMENTÁRIOS

  • Gabryel Duques da Silva

    O ideal é usar mochila de rodinha

    Publicado em 9 de setembro de 2020 Responder

    • CAIO KLAUS

      Realmente mochila de rodinhas é melhor

      Publicado em 22 de agosto de 2022 Responder

  • Miguel Nogueira

    O certo é carregar a mochila com pouco peso ou mochila de rodinha

    Publicado em 5 de outubro de 2020 Responder

  • Caio klaus de Sousa

    O ideal seria construir armários nas escolas ,algumas escolas tem isso

    Publicado em 22 de agosto de 2022 Responder

  • Pedro Victor

    Eu acho bom usar mochila de rodinhas

    Publicado em 18 de maio de 2023 Responder

Envie um comentário

José Rubens Rebelatto

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!