Lenda indígena

Quem acompanha as reportagens da CHC sabe que muitas línguas indígenas estão ameaçadas de extinção. Na tentativa de evitar que isso aconteça, o líder indígena Yaguarê Yamã publicou um livro escrito em duas línguas: o português e o idioma falado pelos índios Maraguá.

A obra conta a história de Guañaby, uma índia que morreu de tristeza após perder o marido. Sua filha, Potyra, ficou tão agoniada com a morte dos pais que não sobreviveu. Apesar de parecer uma história triste, o amor cultivado pela família acabou gerando um pássaro muito especial: o beija-flor.

Para saber como isso acontece, só lendo livro! Agora, se você ficou curioso para conhecer a língua dos Maraguá, ouça aqui a narração da obra no idioma desse povo.

A origem do beija-flor: Guanãby Murũ-gáwa
De Yaguarê Yamã
Ilustrações de Taisa Borges
Editora Peirópolis

Matéria publicada em 22.01.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Diná

Sou uma dinossaura antenada, criativa e apaixonada por música, livros e cinema. Tem gente espalhando por aí que sou apaixonada também pelo Rex, mas alto lá! Ele é o meu melhor amigo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!