E o tamanduá-bandeira, hein?

Bichos estão entre os temas mais pedidos aqui na CHC. Que bom – eu adoro pesquisar sobre eles! O leitor Tayran Cristian de Oliveira Bastos, de José Bonifácio, São Paulo, escreveu para a redação pedindo informações sobre o tamanduá-bandeira. Vasculhei a coleção da revista e vejam só o que descobri…

tamanduá-bandeira

O tamanduá-bandeira é parente dos tatus, das preguiças e de outros tamanduás. Tem os olhos e orelhas pouco desenvolvidos – seu sentido mais aguçado é o olfato. Originalmente, a espécie se espalhava por todo o Brasil, mas hoje é vista apenas em unidades de conservação (Foto: Malene Thyssen / Wikimedia Commons)

Na CHC 70, a espécie foi a estrela da nossa Galeria dos Bichos Ameaçados. O pesquisador Renato Feio, da Universidade Federal de Viçosa, explicou que o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) é o maior tamanduá que existe e pode pesar até 40 quilos. Outra característica marcante do animal é a cauda, com pelos muito compridos, que ele ergue e balança quando anda – fica parecendo, adivinhem? Uma bandeira!

Seu focinho é bastante longo e a boca, totalmente banguela. Com uma língua grudenta que mede cerca de 50 centímetros, ele invade cupinzeiros e formigueiros para conseguir alimento. Se a fome for grande, usa as patas para quebrar essas estruturas e conseguir mais insetos.

Apesar de andar devagar e ter aparência tranquila, o tamanduá-bandeira pode virar uma fera quando é atacado: senta-se para abraçar o agressor e lhe dá golpes com as garras. Isso, porém, não o protege do ataque de caçadores, e a espécie é uma das mais ameaçadas do país.

Matéria publicada em 24.01.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!