De que são feitas as pétalas?

Já reparou no que torna as flores tão bonitas e atraentes? Suas pétalas, ora! Coloridas, elas enfeitam qualquer jardim ou até a sala da sua casa. Mas do que será que elas são feitas? Foi essa a dúvida que a leitora Lara Cheffer nos mandou e eu, que também fiquei com a pulga atrás da orelha, fui buscar a resposta.

Quem me ajudou a encontrá-la foi o botânico Geraldo Damasceno, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Ele explicou que as pétalas têm uma composição muito parecida com a das folhas e são formadas por uma parte externa e outra interna.

Na parte de fora, pétalas e folhas são similares e possuem células de revestimento e outras de um tipo especial que formam uma importante estrutura chamada estômato – um poro responsável pelas trocas gasosas das plantas com o ambiente. A diferença entre folhas e pétalas começa no “recheio”, onde as folhas possuem células que contêm grande quantidade de clorofila e por isso são capazes de fazer fotossíntese.

As cores fortes e atraentes das pétalas são uma maneira de atrair polinizadores (Foto: Flickr / The Green Party / CC BY-ND 2.0)

As cores fortes e atraentes das pétalas são uma maneira de atrair polinizadores (Foto: Flickr / The Green Party / CC BY-ND 2.0)

Outra diferença entre pétalas e folhas está nas cores e no odor. Enquanto a maioria das folhas é verde por causa da clorofila, as pétalas possuem pigmentos de cores variadas. Já o perfume é obra de estruturas especiais chamadas osmóforos.

No fundo, pétalas e folhas são parecidas porque têm a mesma origem. “As pétalas são folhas que, ao longo da evolução, foram se modificando para cumprir duas funções: uma de proteção dos órgãos reprodutores da flor e outra de servir como chamariz para os polinizadores que visitam as flores”, conta Geraldo.

Gostou da explicação? Pois estamos sempre a postos para responder dúvidas de nossos leitores! Envie suas perguntas para chc@cienciahoje.org.br.

Matéria publicada em 25.04.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!