Criançada antenada

Todo dia de manhã, você vê seus pais lendo o jornal ou assistindo a notícias na televisão. Já tentou ler ou assistir um pouquinho e se inteirar das principais novidades do Brasil e do mundo? Talvez você tenha achado os textos complicados demais. Ou, simplesmente, tenha percebido que eles são escritos para o público adulto, e não para as crianças.

Foi pensando nisso que a jornalista Simone Ronzani criou Recontando, um projeto que transforma notícias em vídeos animados para o público infantil. Ela teve a ideia quando percebeu que seu filho de oito anos queria saber o que o noticiário estava tentando dizer sobre um incêndio.

Junto com outros três jornalistas e três ilustradores, Simone agora trabalha para tornar notícias de temas como economia e política fáceis e divertidas de entender. A página conta também com jogos e quadrinhos sobre os assuntos abordados.

Para saber se o material é mesmo bacana para as crianças, Recontando conta com um grupo de quatro crianças de até dez anos. Elas veem os vídeos e dizem logo se dá ou não para entender. Caso fiquem confusas, os jornalistas escrevem tudo de novo. “Dá um trabalhão, mas vale a pena”, defende Simone. Confira o resultado:

Matéria publicada em 17.05.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat