Como se forma a poeira?

O leitor Leonardo Aliberti Derigo quer saber: como se forma a poeira? O físico Cláudio Furukawa, da Universidade de São Paulo, explicou que ela pode surgir de várias fontes diferentes:

“A poeira é composta por pequenas partículas”, diz. “Elas podem ser produzidas a partir da dilatação do concreto das paredes e do ressecamento da tinta e da madeira, aliados às pequenas vibrações que a casa sofre no dia a dia”.

Montinho de poeira

A poeira pode vir de muitas fontes diferentes: é difícil evitá-la por completo! (Foto: denn/ Flickr)

Restos de células mortas e seres microscópicos, como os ácaros, também são encontrados na poeira de um ambiente. Ela pode conter ainda fungos, restos de insetos, restos de cabelos e pelos de animais, pólen de plantas, pedacinhos de fibras de tecidos… Ufa!

Pensa que acabou? Tem mais: muitas das partículas da poeira chegam à sua casa trazidas de fora, pelo vento. “Elas são geradas pela erosão da terra e das montanhas”, comenta Cláudio. “A fuligem produzida pelos escapamentos dos carros e pelas indústrias também cria muitas partículas”.

Como a poeira pode chegar por muitos caminhos, pode ser difícil evitar que ela apareça. Mas, ao menos, uma boa faxina nos livra dela rapidinho!

Matéria publicada em 24.01.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat