O leitor Leonardo Aliberti Derigo quer saber: como se forma a poeira? O físico Cláudio Furukawa, da Universidade de São Paulo, explicou que ela pode surgir de várias fontes diferentes:
“A poeira é composta por pequenas partículas”, diz. “Elas podem ser produzidas a partir da dilatação do concreto das paredes e do ressecamento da tinta e da madeira, aliados às pequenas vibrações que a casa sofre no dia a dia”.
Restos de células mortas e seres microscópicos, como os ácaros, também são encontrados na poeira de um ambiente. Ela pode conter ainda fungos, restos de insetos, restos de cabelos e pelos de animais, pólen de plantas, pedacinhos de fibras de tecidos… Ufa!
Pensa que acabou? Tem mais: muitas das partículas da poeira chegam à sua casa trazidas de fora, pelo vento. “Elas são geradas pela erosão da terra e das montanhas”, comenta Cláudio. “A fuligem produzida pelos escapamentos dos carros e pelas indústrias também cria muitas partículas”.
Como a poeira pode chegar por muitos caminhos, pode ser difícil evitar que ela apareça. Mas, ao menos, uma boa faxina nos livra dela rapidinho!