Como o pinguim resiste ao frio?

A leitora Camila Pavin quer saber como o pinguim consegue resistir ao frio sem virar picolé. Para responder, a CHC conversou com Daniel Zitterbart, físico da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha.

Ele explicou que o pinguim sobrevive em baixas temperaturas porque possui uma camada extra de gordura logo abaixo da pele.  Responsável por manter os animais aquecidos, a gordura retém o calor liberado pelo organismo e age como uma capa protetora contra o frio.

Pinguins

Os pinguins têm uma camada extra de gordura logo abaixo da pele, o que os ajuda a se proteger do frio (Foto: Galen Rowell / Wikimedia Commons)

Porém, nas regiões mais geladas onde os pinguins vivem, isso só funciona no verão. Quando chega o inverno, o frio é tão intenso que eles precisam se agrupar para que uma ave aqueça a outra. “O problema é que o pinguim que está na borda do grupo fica pouco aquecido, enquanto quem está no meio tem muitos amigos em volta e permanece quentinho”, explica o pesquisador.

Nessa hora, os pinguins usam uma tática interessante. Em um estudo feito na Antártica, Daniel descobriu que, a cada minuto, um pinguim faz um pequeno movimento e empurra levemente o animal ao lado, que também se mexe. Isso gera uma onda de movimentos que segue até o outro lado do grupo. Depois de um tempo, quem estava na borda acaba indo parar no centro e consegue se aquecer.

Os movimentos são muito leves e, para identificá-los, Daniel precisou filmar os pinguins por seis horas e analisar as imagens em alta velocidade. O resultado você pode conferir abaixo:


(Vídeo cedido por Daniel Zitterbart / Universidade de Erlangen-Nuremberg)

Matéria publicada em 20.03.2012

COMENTÁRIOS

  • Jow

    Nossa!
    Mas e o pé deles?

    Publicado em 21 de agosto de 2020 Responder

  • RAFAELA

    EU TO PARECENDO AQUELES PESQUISADORES DA ANTERTICA MUITO LEGAL O PE DELES SAO BEM REXISTENTE NE MUITO LEGAL SABE SOBRE ISSSO

    Publicado em 9 de setembro de 2020 Responder

  • Isabella Carvalho de Oliveira

    Ele explicou que o pinguim sobrevive em baixas temperaturas porque possui uma camada extra de gordura logo abaixo da pele. Responsável por manter os animais aquecidos, a gordura retém o calor liberado pelo organismo e age como uma capa protetora contra o frio.

    Publicado em 1 de junho de 2021 Responder

  • Helena

    E o pinguim que está na borda?

    Publicado em 24 de junho de 2021 Responder

  • Helena

    E o pinguim que está na borda?

    Publicado em 24 de junho de 2021 Responder

  • Helena

    E os pinguins que estam na borda?

    Publicado em 24 de junho de 2021 Responder

  • Túlio Taha

    Como os Pinguim vive no frio.
    Olá, CHC! O meu nome é Túlio. Eu gostei da notícia sobre os pinguins, pois eles têm uma camada de gordura para se protegerem do frio.

    Tchau, CHC!

    Turma do 4º ano, Escola Paideia, bebedouro/SP

    Publicado em 26 de setembro de 2023 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!