Calcule sua pegada

A expressão “pegada ecológica” é muito utilizada para falar sobre o impacto que as ações humanas têm sobre o meio ambiente. Em especial, a “pegada de carbono” tem a ver com quanto dióxido de carbono (CO2)  – um dos gases que causam o efeito estufa – certa atividade libera na atmosfera. É comum pensarmos nas pegadas deixadas por grandes indústrias, mas podemos calcular também o prejuízo que cada um de nós, individualmente, causa ao planeta.

Em busca de um jeito simples de avaliar como os hábitos de cada um interferem no meio ambiente, alunos e professores do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, de São Paulo, desenvolveram uma calculadora de carbono baseada em atividades típicas das crianças e adolescentes, como jogar videogame, usar o computador e ir à escola.

Com a ferramenta, crianças e adolescentes podem calcular os impactos de suas atividades diárias, como ver televisão e usar o computador. (foto: Divulgação)

Com a ferramenta, crianças e adolescentes podem calcular os impactos de suas atividades diárias, como ver televisão e usar o computador. (foto: Divulgação)

Por meio da ferramenta, que está disponível on-line, é possível calcular a quantidade de dióxido de carbono produzida em um ano e o número de árvores que devem ser plantadas durante o período para compensar os danos causados ao meio ambiente. A calculadora oferece também recomendações para evitar o desperdício no cotidiano.

Quer calcular a sua pegada e fazer a sua parte? Clique aqui!

Matéria publicada em 08.09.2015

COMENTÁRIOS

  • Jéssica kimberllyn Rossi de Souza n:23 série:1E

    Acho que seria bem legal essa ideia de calculadora de carbono
    É Bom para noix como adolescente ,e para as crianças

    Desculpa não saber oque fala muito do assunto professora

    Publicado em 25 de junho de 2020 Responder

  • JONH CAPOEIRA

    Muito bom

    Publicado em 29 de junho de 2020 Responder

  • Ester Pereira

    Eu gostei da ideia de poder ter a noção do prejuízo que nós causamos ao planeta, é importante ter esse senso. Saber que plantando uma árvore nós podemos ajudar o planeta eu me sinto melhor.

    Publicado em 13 de outubro de 2020 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat