Buracos negros?!

Adoro receber as perguntas dos nossos leitores. É uma melhor que a outra! Hoje selecionei a dúvida da Marina de Assumpção Bello:

Para onde vão as coisas que entram em um buraco negro?

Quem responde é o geofísico Eder Cassola Molina, da Universidade de São Paulo. Ele explica que buracos negros são estruturas muito compactas que possuem uma enorme quantidade de massa. “Na verdade, o buraco é um ponto no espaço”, explica. “Esse ponto possui massa de, no mínimo, dez vezes a massa do Sol, ou seja, 10.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 quilos – mas alguns buracos negros podem ter um milhão de vezes a massa do Sol”.

buraco negro

Os cientistas acreditam que os buracos negros são formados quando ‘acaba o combustível’ de uma estrela com grande massa e ela ‘engole a si mesma’. Se você acha isso estranho, faz parte do meu clube! Eu também acho muito estranho… (Imagem: Nasa)

Essa enorme quantidade de massa gera efeitos curiosos. Por exemplo, nada consegue escapar à atração de um buraco negro, nem a luz! “O resultado disso é que ninguém sabe o que existe no interior de um buraco negro, porque não se pode olhar lá dentro”, conta Eder. “Mesmo que alguém ou alguma coisa que está dentro do buraco negro mande um sinal, um grito, um raio de luz, a mensagem nunca vai conseguir sair de lá”.

Para investigar melhor os buracos negros, então, os cientistas fazem complicados cálculos de matemática e física, além de observar o que acontece próximo a essas regiões curiosas do espaço. “Quando qualquer matéria cai no buraco negro, ela é esmagada e passa a fazer parte dele. Como ela fica lá dentro, ninguém sabe!”, confessa Eder.

Existem muitos mistérios envolvendo os buracos negros que a ciência ainda não conseguiu esclarecer. Por exemplo, pode ser que eles sejam uma passagem para outros universos, e que permitam viagens intergalácticas, como nos filmes de ficção científica. Já pensou que interessante? Bem, ainda precisamos de muita matemática, física e astronomia para descobrir se isso acontece mesmo. Por enquanto, ficamos só na imaginação!

Matéria publicada em 06.11.2012

COMENTÁRIOS

  • dantin

    U A U

    Publicado em 28 de agosto de 2020 Responder

    • dantin

      B U R A C O S N E G R O S

      Publicado em 28 de agosto de 2020 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat