Au, au, au!

cachorro latindo

(Foto: Flickr / misteraitch / CC BY 2.0)

Quem tem um cachorro de estimação sabe bem: se ele quer chamar a atenção, late. Se quer comida, late também. E se está irritado? Au, au, au, oras! Mas, afinal, por que tanto latido? Essa foi a pergunta das leitoras Ana Clara, Suzana, Fabiana e Sthefannie. Para responder, fui buscar ajuda do biólogo Mauro Lantzman, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ele explicou que o latido é, principalmente, uma forma de o cachorro se comunicar. “Assim como os seres humanos, o cão é um animal social e a comunicação é um setor da vida em sociedade”, conta. Mauro me disse que o latido de cada cão varia de acordo com a interação com seus donos: é na convivência diária que o cachorro aprende a latir de um jeito para pedir comida e de outro para dar um passeio, por exemplo.

Além disso, o veterinário Marcello Machado, professor de anatomia animal da Universidade Federal de Santa Catarina, nos explicou que, assim como os humanos, os cães produzem sons com a ajuda de pregas vocais presentes na laringe, um órgão localizado entre a cabeça e o pescoço do bicho. Muitas características físicas influenciam nos latidos, e os sons podem variar não só de um cachorro para outro, como também ao longo da vida de um mesmo cão – latidos de filhotes, por exemplo, tendem a ser mais agudos que os latidos dos adultos.

Matéria publicada em 12.07.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!