A maior onda do mundo

Se você gosta de “pegar jacaré” nas praias, aposto que fica empolgado quando vem a onda perfeita, que faz a gente deslizar suavemente pela água. Agora, imagine como se sente um surfista profissional ao surfar uma onda com o tamanho de um prédio? É preciso um bocado de coragem, certo?

Pois algumas pessoas gostam tanto dessas ondas gigantes que passam a vida procurando por elas. Muitas vezes, vão encontrá-las em uma cidadezinha da costa ocidental de Portugal chamada de Nazaré. Essa vila de pescadores ficou conhecida justamente pela “onda de Nazaré”, que passa de 20 metros. Em dezembro de 2014, o alemão Sebastien Steudtner e o francês Benjamin Sanchis entraram para o livro dos recordes ao surfar uma onda de 33 metros, o equivalente a um prédio de seis andares!

As ondas de Nazaré são formadas pelo vento na superfície do oceano. Essas perturbações podem percorrer distâncias muito grandes e vão mudando de tamanho conforme interagem com o fundo do mar. Por falar nisso, sabia que as ondas deslocam principalmente energia, e não água? Para saber mais sobre a formação das ondas e sobre como podem existir ondas tão grandes como as de Nazaré, confira um vídeo gravado por alunos e professores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Escola Secundária de Gama Barros, também em Portugal, sobre o curioso fenômeno. Se você ainda não ouviu, aproveite para conhecer também o belo sotaque do português falado em Portugal, ó pá!

Para saber mais sobre o projeto, visite o site.

 

Matéria publicada em 03.03.2016

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!