A cor do astro-rei

Você já parou para pensar por que o Sol é amarelo? E por que brilha tanto? Pois foi isso que Eric Fernandes Souza, leitor da Ciência Hoje das Crianças, quis saber.

Para responder a essas perguntas, fui conversar com o professor e astrônomo Jaime Fernando Villas da Rocha, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Ele me contou que o Sol é uma estrela e que somente astros assim têm luz própria. Mas… e quanto às cores: de onde elas vêm? “A cor das estrelas depende da sua temperatura”, explicou ele.

Para você ter uma ideia, há estrelas que são azuis, outras, vermelhas e há ainda as amarelas como o Sol. As azuis são mais quentes, as vermelhas, menos quentes e as amarelas têm uma temperatura mais próxima das menos quentes do que das azuis. É justamente o que acontece com o Sol.

Mas o que faz o astro-rei ser tão brilhante? “Isso acontece porque, embora existam estrelas muito maiores do que o Sol, ele é muito grande quando comparado com a Terra. Além disso, está mais perto de nós do que as outras estrelas”, conta Jaime. Compare: a segunda estrela mais próxima da Terra está 270 mil vezes mais distante de nós do que o Sol. É por isso que esse astro é o mais brilhante que podemos ver no céu!

Para você ter uma ideia da distância que há entre o Sol e a sua estrela mais próxima, saiba que a luz leva pouco mais de um segundo para ir da Terra à Lua e oito minutos para ir do Sol à Terra. Porém, para ir do Sol à sua estrela mais próxima, são necessários mais de quatro anos (ilustração: Mariana Massarani).

E os planetas?
Talvez você se pergunte: se planetas como Vênus, Marte e Mercúrio estão, por vezes, mais perto de nós do que o Sol, por que não brilham tanto? É bom lembrar que, além de serem bem menores, eles não são estrelas: ou seja, não têm luz própria. Assim, apenas refletem a luz do Sol e não têm brilho e calor comparáveis ao de nossa estrela.

Matéria publicada em 06.09.2010

COMENTÁRIOS

  • Lara

    Adorei saber

    Publicado em 25 de agosto de 2021 Responder

  • Miguel Caetano

    Incrível ❤️✌️🥰

    Publicado em 29 de agosto de 2021 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat