A natureza posa para fotos

A foto da borboleta Myscelia orsis ilustra o capítulo dedicado à metamorfose.

Uma asa de borboleta pode esconder cores e desenhos nunca vistos, já o caule de uma árvore repleto de gotas de orvalho é capaz de parecer uma escultura, assim como o rastro de algum animal deixado na areia pode revelar muita beleza. Se você nunca prestou atenção nesses detalhes, saiba que um livro recém-lançado destaca tudo isso e muito mais. Seu título? A natureza brasileira em detalhe.

Detalhe da asa da borboleta Catoblepia berecynthia.

Com cerca de 140 fotografias selecionadas a partir de mais de trinta mil imagens produzidas pelo fotógrafo Fabio Colombini em dezoito anos de carreira, a obra destaca bichos e plantas em momentos que geralmente não notamos. Um exemplo é o exato instante em que formigas fazem uma roda em volta de uma gota de suor. Com sensibilidade, o fotógrafo registrou a linda ciranda que elas formaram.

No livro, as fotografias estão divididas em 12 capítulos, sendo que cada um traz um texto explicativo preparado por Evaristo Eduardo de Miranda, especialista em Ecologia e atual chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – Monitoramento por Satélites. É ele quem dá informações científicas sobre os animais e plantas retratados, além de curiosidades sobre as fotos.

No primeiro capítulo, chamado “A Grandeza dos Detalhes”, por exemplo, o livro traz fotos de insetos, plantas e peixes. Já o texto conta a travessia, feita a pé, do fotógrafo e de sua equipe na floresta do Acre, uma verdadeira aventura. A caminhada foi acompanhada por um guia que mostrava os melhores lugares para se ir e dava informações sobre os mistérios da floresta. No caminho, a equipe pôde apreciar “obras de arte” feitas pelas formigas, que talham pedaços de madeira, formando desenhos.

A onça pintada (Panthera onca) é um dos animais retratados pelo fotógrafo Fabio Colombini.

Então, você já sabe: detalhes como esse, que antes estavam escondidos na mata, agora podem ser visto por todos. Portanto, não deixe de conferir o que as lentes da máquina fotográfica de Fabio Colombini registraram!

Bichos com formas diferentes, como a jequitiranabóia (Fulgora lanternaria), fazem parte do livro.

A natureza brasileira em detalhe
Fotografias de Fábio Colombini
Textos de Evaristo Eduardo de Miranda
Metalivros Editora.
Tel.: (11) 3672-0355

Matéria publicada em 27.07.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Cathia Abreu

Adoro aprender coisas novas. Tenho a sorte de trabalhar me divertindo e fazendo descobertas todos os dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.