Epi… epi… o quê?

Surto, epidemia, endemia, pandemia… Se você ainda não conhece essas expressões, deve desconfiar que elas se relacionam com doenças. Mas o que cada uma quer dizer? Há uma área da ciência que se ocupa delas: a epidemiologia. Opa! A lista de nomes complicados parece estar crescendo! Pois pode apostar que uma leitura rápida é capaz de tornar tudo mais claro! Você vem?

Ilustração Mariana Massarani

As palavras parecidas e aparentemente complicadas da abertura deste texto poderiam ser explicadas em algumas linhas. Mas vamos retomá-las mais adiante, porque, com toda a certeza, conhecendo um pouco da história por trás delas, você vai registrar o significado de cada uma para não esquecer mais! Acompanha só…

O ser humano é considerado uma espécie social. Isso significa que, desde o começo da história da humanidade, nós nos organizamos em grupos, comunidades ou tribos em um determinado território. E por que fazemos isso? Para ampliar as nossas chances de sobrevivência e melhorar o nosso bem-estar. E de que maneira podemos saber se estamos conseguindo isso? Se você pensou que contar o número de pessoas é um caminho… bingo!!!

Vanderlaine Amaral de Menezes
Departamento de Biologia
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Carmelinda Monteiro Costa Afonso
Departamento de Farmácia
Universidade do Estado do Rio de Janeiro