Antropoceno – novo mundo, novo tempo

Mesmo surgindo beeem depois dos outros seres vivos terrestres, nós, humanos, conseguimos mudar o planeta por completo. Essas mudanças foram tão grandes que os cientistas deram um novo nome para o tempo em que estamos vivendo: Antropoceno. O que isso significa?

 

Ilustração Mariana Massarani

 

Vamos começar do começo! A Terra foi formada há aproximadamente 4.5 milhões de anos. Era um planeta sem vida até que por volta de 3 milhões e 800 mil anos surgiram os primeiros seres vivos. Eles eram muito simples, quase todos microscópicos. Mas, com o passar de muito tempo, essas formas de vida foram evoluindo até surgirem os primeiros animais invertebrados, há 650 milhões de anos. Depois, há cerca de 520 milhões de anos, é que apareceram os primeiros vertebrados.

Agora, vamos usar a imaginação! Se a vida da Terra fosse comparada a um ano (365 dias), os primeiros vestígios de vida teriam surgido no finalzinho do mês de fevereiro; os invertebrados, no início do mês de novembro; e os vertebrados, na segunda quinzena de novembro. Opa! E os seres humanos, onde é que entram nessa história?

Bem, a nossa espécie apareceu na superfície da Terra entre 200 mil e 300 mil anos atrás, e só desenvolveu a agricultura há uns 8 mil anos. Então, naquele exercício de comparação do parágrafo anterior, é como se os humanos tivessem surgido na última meia hora do dia 31 de dezembro e tivessem começado a cultivar o solo no último minuto antes do ano novo.

Graciela Arbilla
Instituto de Química,
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cleyton Martins da Silva
Universidade Veiga de Almeida