O primo do mosquito da dengue

Qual mosquito transmite a dengue? Se você disse Aedes aegypti, muito bem, acertou! Mas sabia que na zona rural dos países asiáticos, um outro mosquito também transmite essa doença? Trata-se do Aedes albopictus, espécie que ocorria apenas na Ásia e na Oceania, mas que, em 1986, foi localizada no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Atualmente, já é encontrada em vários outros estados do Brasil… Olha o repelente!

Embora até hoje não haja qualquer registro de pessoas com dengue transmitida pelo albopictus, é bom a gente ficar de olho tanto nesse mosquito que foi apelidado de “tigre asiático”, quanto no velho aegypti. Como podemos fazer isso? Podemos começar ficando diante de uma tela de TV ou do computador. Como assim? Ah! É que o documentário Aedes aegypti e Aedes albopictus – Uma ameaça nos trópicos traz muitas informações sobre essas duas espécies!

Neste filme, produzido em 2009 pela Fundação Oswaldo Cruz e distribuído gratuitamente para escolas de todo o Brasil, você vê de perto como é a vida das duas espécies de mosquitos, do que se alimentam, como se reproduzem, em que tipo de clima vivem e, o mais importante, aprende a se proteger das doenças que elas transmitem. Genilton Vieira, que dirigiu o documentário, comenta: “Estou muito feliz por colaborar na conscientização de todos sobre a dengue e por chamar a atenção para o mosquito albopictus, que também é perigoso”, diz. Para assistir a um trecho do documentário, clique na tela abaixo. Se preferir, clique aqui e assista à versão integral.

Mas a melhor notícia guardei para o final: a sua escola pode receber esse material gratuitamente, basta fazer uma solicitação por correio eletrônico. Então, aproveite essa oportunidade e aprenda mais sobre a dengue de um jeito fácil e interessante!

Matéria publicada em 31.05.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!