Você sonha, eles desenham!

Você já sonhou coisas absurdas? Que estava nadando em um mar de chocolate? Que podia voar? Que se transformou num enorme urso de gravata? Pois então: como você, muita gente sonha com coisas sem pé nem cabeça. E imagine como seria desenhar essas maluquices! Já tentou? Pois um artista e escritor chamado Roger Omar teve essa idéia – ele recolhe sonhos de crianças de vários países, pede para craques da ilustração os desenharem e pretende reunir tudo num livro!

O monstro colorido não tem boca é o nome desse projeto de fazer ‘diários de sonhos ilustrados’. Esse título foi sonhado por uma menina chamada Melanie, que é filha de atores de um circo ambulante na Espanha.

Você deve estar pensando: de onde ele tirou essa idéia? Roger contou à CHC On-line : “Quando pequeno, eu costumava relatar meus sonhos ao meu pai. Ele os escrevia em papéis separados que leiloava entre seus amigos um dia antes do meu aniversário. Era com a arrecadação dos meus sonhos que a gente celebrava minha festa de aniversário!”

Roger recolhe desde 2002 os sonhos de crianças de diferentes países, com idade entre oito e dez anos, para realizar atividades artísticas. Entre os sonhos que ele já catalogou, existem alguns fora do sério! O pequeno espanhol Rech, por exemplo, sonhou que explodiu o colégio e todas as crianças lhe agradeceram! Há também o sonho da mexicana Alejandra Suárez: após ter sido devorada por uma barata gigante, ela se transformou em uma barata assassina… Imagine então o caso do brasileiro Caio Pedro Barollo: ele sonhou que era uma televisão!

Roger pretende publicar um livro com sonhos de crianças que vivem no México, Espanha e Brasil. “Ainda não existe uma data certa, mas gostaria de publicá-lo nesses três países“, conta. Ele já juntou 45 ilustrações e ainda faltam pelo menos mais umas 15 para completar o trabalho. Enquanto isso, você pode ver todas elas no site dele.

E que tal participar você também desse projeto? Quem tiver um sonho legal para contar deve enviar o relato para Roger, junto com seu nome, idade e lugar onde o sonhou. O endereço dele é [email protected]
Nossos artistas
Um dos ilustradores brasileiros que fazem parte desse projeto é nosso conhecido, pois faz muitos desenhos para a CHC : é o Jaca, autor da capa da revista de agosto! Parece até nome de fruta, mas na verdade é um diminutivo de jacaré! Esse foi o apelido que Paulo Carvalho ganhou na escola – o nome ‘pegou’, tanto que ele usa para assinar todos os seus trabalhos. Jaca nos disse que escolheu ilustrar um sonho no qual havia um cachorro que muda de cor (é o primeiro da galeria ao lado), porque adora esses bichos. “Além do mais, eles são fáceis de desenhar!”, brinca o cartunista.

O artista Flavio Morais – que também é brasileiro, mas mora na Espanha – já fez duas ilustrações para o projeto e não pensou duas vezes antes de dizer sim ao convite de Roger. “É o tipo de trabalho no qual não há nenhuma restrição e que te permite sonhar livremente”.

Outro é o Allan Sieber, que nos falou sobre a sua escolha de ilustrar um sonho no qual havia uma fábrica de mães. “Achei muito engraçado! Mas também gostei muito de outro sobre um jacaré, no qual a menina diz que parece estar louca”, ele ri. Além deles, participam também mais dois brasileiros: Guazzelli e Fabio Zimbres.


Pesadelos ilustrados
Desse projeto já nasceu um livro, publicado em 2004, que representa pesadelos de quatro crianças. Ele é chamado Estava comendo um menino . Esse nome esquisito foi inspirado pelo pequeno espanhol Ricardo Chávez, que sonhou com um coelho raivoso de dentes afiados que estava abocanhando um garoto… Em outro sonho dele, havia uma aranha devoradora de humanos que cortava a cabeça das pessoas fora e comia só o corpo, deixando cabeças por todos os lados! Esse menino tem tantos pesadelos que contribuiu com seis dos 10 sonhos do livro! Será que ele andou vendo muitos filmes de terror?

Para dar vida a esse projeto, Roger chamou o artista plástico Alejandro Rodríguez Leon para ilustrar 10 sonhos de sangue e morte com xilogravuras (desenhos raspados na madeira e impressos em papel). Você pode ver todos eles no site do livro. Os textos estão em espanhol, mas os desenhos todo mundo entende… Só tem que ter muita coragem, pois os pesadelos dão muito medo!

Sobre sonhos, leia também:
Por que sonhamos?
O mistério do sono
Ptix e a Turma do Zé Neurim em: quem cuida dos sonhos?


Matéria publicada em 01.06.2010

COMENTÁRIOS

  • Jade

    👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍

    Publicado em 3 de junho de 2020 Responder

Envie um comentário

Marina-Verjovsky

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat