Viagem fantástica pela Grécia antiga

A escritora Ruth Rocha adaptou a Odisséia de Homero para crianças

Ulisses era um herói valente: depois de lutar bravamente em uma guerra, ele demorou mais de dez anos para conseguir voltar para casa.

No caminho, teve que enfrentar monstros horríveis e vários obstáculos. Mas passou por todos eles com sua força e inteligência.

Entre outras peripécias, Ulisses conseguiu derrotar um ciclope, um ameaçador gigante de um só olho que gostava de devorar pessoas. Também precisou enganar Circe, uma poderosa feiticeira que transformava homens em porcos.

Essas cenas não parecem ter saído do roteiro de um filme de ação ou do mais recente videogame? Pois saiba que elas fazem parte da Odisséia, uma história criada há quase três mil anos por um poeta grego chamado Homero (leia o quadro ao lado). Junto com uma outra obra de Homero – a Ilíada -, ela é um dos mais importantes textos da literatura mundial, e inspirou muitos artistas.


Homero
O criador da Odisséia foi um poeta grego chamado Homero. Ele viveu setecentos anos antes de Cristo. Isso foi há quase três mil anos, e hoje não se sabe muita coisa sobre ele. Algumas pessoas duvidam até que ele tenha existido, e acham que seus poemas foram escritos por várias pessoas.
Acredita-se que Homero era cego, e andava pelas cidades gregas recitando seus poemas. Depois de algum tempo, seus textos teriam sido escritos por outras pessoas.
Há duas grandes obras de Homero: a Ilíada e a Odisséia . As duas contam longas histórias em forma de versos, e são chamadas de epopéias. O herói de ambas é Ulisses. Esse era o seu nome romano; os gregos o chamavam de Odisseu (por isso a história se chama Odisséia).

A emocionante aventura de Ulisses agora também pode ser conhecida pelas crianças.

A escritora Ruth Rocha fez uma adaptação da história, em um livro lançado neste ano pela Companhia das Letrinhas. Essa é uma grande oportunidade para quem quiser conhecer um pouco sobre o fantástico universo da mitologia grega.

Matéria publicada em 13.04.2000

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Bruno-Magalhaes

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.