Um passeio pelo espaço

A mostra As estações do ano: Terra em movimento está em cartaz no Museu de Astronomia e Ciências Afins, no Rio de Janeiro (foto: Cinthia Pascueto).

Já pensou em fazer uma viagem espacial? Pois saiba que é fácil embarcar nessa aventura. Basta visitar uma exposição no Rio de Janeiro, que mostra o que acontece no espaço, sem que seja preciso sair da Terra!

Em cartaz no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), a mostra As estações do ano: Terra em movimento acontece em uma sala que tem o teto cheio de pontos luminosos, imitando o céu estrelado. Tudo para criar um clima especial e incentivar os visitantes a saber mais sobre as estações do ano, as fases da Lua, o dia e a noite. E o que é melhor: de forma interativa!

Mexer é permitido

Na exposição, você pode girar um globo terrestre e perceber como a incidência da luz do Sol varia do hemisfério Norte para o Sul.

Além disso, se você sempre quis saber por que a Lua tem fases, pode usar um aparelho que o coloca na posição da Terra, enquanto uma esfera que imita o satélite natural do planeta gira ao seu redor. Sem falar que a mostra conta ainda com vídeos, painéis e jogos de computador!

Você sabia que estações do ano não existem apenas na Terra, mas também em outros planetas do Sistema Solar? É o que revela a exposição em cartaz no Museu de Astronomia e Ciências Afins. Assista ao vídeo e comprove!

“Queremos que as pessoas saiam da exposição com vontade de pesquisar e ler mais sobre o tema em casa”, conta o físico Douglas Falcão, coordenador de educação do Mast. Então, não perca a chance de aprender ciência e se divertir ao mesmo tempo!

As estações do ano: Terra em movimento
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Rua General Bruce, 586, São Cristóvão, Rio de Janeiro/RJ. Tel.: (21) 2589-4965.
Terças, quintas e sextas, das 9h às 17h. Quartas, das 9h às 20h.
Sábados, das 14h às 20h. Domingos e feriados, das 14h às 18h.

Matéria publicada em 09.09.2009