Um ótimo dia para você!

Hoje é Dia das Crianças. Para comemorar, nada melhor que… brincar, ué! Afinal, nada é mais típico da infância do que o gosto pela brincadeira e pela diversão. Para aproveitar bem este dia, você não vai precisar de muita coisa: junte os amigos, os primos, os vizinhos, e dê uma conferida nas dicas da CHC!

Reprodução do quadro “Barquinho de papel”, feito em acrílico sobre tela, do artista plástico Ivan Cruz. (foto: Ludmila Guerra / Projeto Brincadeiras de Criança / www.brincadeirasdecrianca.com.br)

Reprodução do quadro “Barquinho de papel”, feito em acrílico sobre tela, do artista plástico Ivan Cruz. (foto: Ludmila Guerra / Projeto Brincadeiras de Criança / www.brincadeirasdecrianca.com.br)

Você pode aprender a jogar sapata, uma brincadeira que vem lá do tempo dos seus bisavós, mas ainda não perdeu a graça. Aliás, ela tem tudo a ver com a amarelinha, que tem muitas formas diferentes de jogar de acordo com a região do Brasil em que se está. Se for chegado numa bola, descubra como fazer uma bola de meia e invente mil coisas para fazer com ela. Aproveite também para fazer brinquedos superlegais com sementes, folhas e outros materiais que você encontra no quintal.

Está pouco? Descobrimos uma página na internet com 100 dicas de brincadeiras, e temos ainda outras dicas: um filme sobre as brincadeiras das crianças de norte a sul do país, um jogo virtual chamado Caixa de brinquedos e até sugestões de brincadeiras que fazem sucesso nas aldeias indígenas brasileiras.

Para completar, descubra como brincavam as crianças na época em que o Brasil ainda tinha escravos, confira as brincadeiras mais populares do século 20 e leia sobre a história das bonecas. Ah, e não deixe de conhecer a obra de Ivan Cruz, um artista brasileiro que já pintou mais de 600 quadros sobre brincadeiras infantis – é dele o belo quadro que ilustra este texto!

Matéria publicada em 12.10.2015

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!