Um osso no espaço

Você já imaginou ser um astronauta e, de repente, ver da janela da sua nave um osso gigante voando? Pois isso pode acontecer! Um grupo de cientistas da Nasa (Agência Espacial Americana) descobriu um asteróide em forma de osso. É, daqueles que os cachorros adoram morder. Ele foi batizado de 216 Kleópatra.

O 216 Kleópatra é um asteróide em forma de osso

Asteróides são pequenos corpos celestes que giram em torno do Sol. Só dizemos que são pequenos em comparação com as estrelas ou planetas, que são muito maiores. Na verdade, um asteróide pode ter o tamanho de um estado brasileiro, por exemplo. O Kleópatra tem 217 quilômetros de comprimento! Ele fica entre as órbitas de Marte e Júpiter, onde existe um grande cinturão de asteróides.

O formato do osso, quer dizer, do asteróide, foi identificado com a ajuda de um radar. Esse instrumento enviou ondas ao espaço, que bateram em Kleópatra e voltaram à Terra. Como essas ondas foram fortemente refletidas, os cientistas acham que o asteróide é feito de metais como o ferro e o níquel.

O formato de Kleópatra ainda é um mistério para os cientistas. Eles acreditam que ele se formou a partir de uma colisão entre dois asteróides maiores que se quebraram. Depois desse choque, o grande osso poderia ter tomado o rumo da Terra e acabar caindo em nosso planeta. Os cachorros adorariam – isso, é claro, se existissem cachorros gigantes e se o corpo celeste fosse realmente um osso! Mas os cientistas disseram que isso não vai acontecer: ele está indo em outra direção. Ainda bem!

 

Matéria publicada em 24.02.2000

COMENTÁRIOS

  • ANNA ELISE

    KKKKKKKKKK ,ACHEI O TEXTO MUITO DIVERTIDO.

    Publicado em 23 de fevereiro de 2019 Responder

Envie um comentário

Pedro-Lent

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat