Terra de ciência

Imagine se você pudesse ir a um museu e dar de cara com Monteiro Lobato, o famoso criador do Sítio do Picapau Amarelo, em pessoa. O que você falaria para ele? Pois, numa pintura falante no Museu da Geodiversidade, ele traz uma mensagem para você, sobre a importância de se conhecer as Ciências da Terra: Geologia, Metereologia e Geografia.

O Museu, que reabriu ao público nessa quarta-feira, dia 14, relembra Monteiro Lobato numa exposição muito especial, chamada “Memórias da Terra”. Nela, você pode conferir detalhes interessantes da história do nosso planeta e conhecer personagens como Luzia, o primeiro fóssil atribuído a um ser humano, encontrado aqui mesmo no Brasil, em Minas Gerais.

Para quem gosta de dinossauros, o museu também é um prato cheio. Lá estão expostos fósseis de dinossauros brasileiros, além de microfósseis como os pequenos protozoários que viveram na Terra há bilhões de anos.

Matheus, de 13 anos, aluno da Escola Municipal Tenente Antônio João, foi conferir a reinauguração e dá a dica: “O que eu mais gostei foi conhecer de perto o quartzo, um mineral mais duro que meu osso!”

Entre preciosos minerais, simuladores de terremotos e outras atrações, o museu nos faz imaginar cada momento de transformação por que passou nosso planeta, desde o seu surgimento até hoje. Portanto, não perca tempo: a entrada é franca e a diversão é garantida!

Museu da Geodiversidade
Exposição “Memórias da Terra”
Avenida Athos da Silveira Ramos, 274
Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ
De segunda a sexta, das 9 às 17h
Entrada gratuita
Informações: (21)25989461
mgeo@ufrj.br
http://museu.igeo.ufrj.br

Matéria publicada em 15.09.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.