Tchau, ruídos!

A CHC já explicou como a TV digital funciona e quais as suas vantagens. Quando falamos sobre este assunto, estávamos comentando o futuro e, agora, está na hora de tornar tudo isso realidade: até 2018, todo o Brasil terá migrado da televisão tradicional (analógica) para a TV digital. A mudança já está em curso!

Até o ano de 2018, todo o país terá acesso ao sinal de TV digital. O novo sinal permite uma imagem livre de ruídos e de qualidade muito superior àquelas recebidas no passado por televisores antigos, como os da foto. (foto: JasonParis / Flickr /  <a href=https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>CC BY 2.0</a>)

Até o ano de 2018, todo o país terá acesso ao sinal de TV digital. O novo sinal permite uma imagem livre de ruídos e de qualidade muito superior àquelas recebidas no passado por televisores antigos, como os da foto. (foto: JasonParis / Flickr /
CC BY 2.0)

A chegada do sinal digital promete acabar com os chiados e imagens duplas que de vez em quando vemos na TV. O sinal analógico será desligado gradualmente em todo o país, enquanto o sinal digital vai sendo espalhado. A primeira cidade a ter o sinal analógico completamente desligado será Rio Verde, em Goiás, ainda no mês de novembro. Depois dela, o mesmo processo acontecerá no entorno de Brasília e São Paulo, em 2016. Uma vez que o sinal analógico é desligado, somente a TV digital fica disponível naquela região.

Além de melhorar as imagens e o som transmitidos, o sinal digital permite outras funcionalidades interessantes, como recursos de interatividade que podem ser disponibilizados pelas emissoras. E promete chegar da mesma forma a áreas urbanas e rurais ou isoladas, garantindo a qualidade de transmissão para todos os espectadores.

O Digital é o mascote oficial da transição para o sinal digital. (imagem: Divulgação / EAD)

O Digital é o mascote oficial da transição para o sinal digital. (imagem: Divulgação / EAD)

Para informar a população sobre a mudança do sistema analógico para a TV digital, a Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais (EAD) criou a página Você na TV digital. Ao visitá-la, você pode consultar quando o sinal digital chegará à sua cidade.

É possível descobrir, ainda, se sua TV já está pronta para receber o sinal digital ou se precisa de um conversor – equipamento que transforma o sinal digital em um sinal compatível com a sua TV. Nesse caso, a página também conta onde e como encontrar um.

Prepare a pipoca e esteja pronto para curtir seus programas favoritos quando a TV digital chegar!

Matéria publicada em 25.11.2015

COMENTÁRIOS

  • Catia

    Por favor esse texto é um anúncio publicitário ou a reportagem?

    Publicado em 11 de dezembro de 2020 Responder

    • VITOR CARVALHO

      VERDADEVERDADEIRA
      SUPER VERDADEVERDADEIRA

      Publicado em 24 de novembro de 2021 Responder

Envie um comentário

Everton Lopes

Adoro viajar e ler. Quando era pequeno queria ser escritor, hoje, posso escrever sobre um monte de coisas novas que eu descubro aqui na CHC!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.