Sobre a CHC

Somos a Ciência Hoje das Crianças, uma revista feita pelo Instituto Ciência Hoje para despertar a curiosidade de meninos e meninas como você. Queremos mostrar que a ciência pode ser divertida e que está presente na vida de todos nós.

Folheando a CHC, você vai conhecer os mascotes da revista – os dinossauros Rex e Diná, além do zangão Zíper. Vira e mexe essa turma aparece para apresentar animais ameaçados de extinção, fazer descobertas sobre o passado da Terra, conversar sobre o futuro, responder a perguntas muito intrigantes e ajudar os leitores a fazer experimentos. Como eles são tão sabidos? Os cientistas é que contam tudo pra eles – mas não espalha!

Nota dez!
A CHC é a primeira revista brasileira sobre ciência para crianças. Ela foi criada em 1986 e já ganhou até um prêmio muito importante, o prêmio José Reis de Divulgação Científica.

A qualidade de tudo o que a CHC publica é considerada tão boa que mais de 60 mil escolas públicas do Brasil recebem a revista em suas bibliotecas. Isso quer dizer que, além de informar e divertir, a revista é uma fonte de pesquisa para milhares de estudantes e professores nas mais diferentes regiões do país.

Na tela e nos livros
Sabia que os textos da CHC já foram parar na televisão e nos livros? É verdade! A TV Cultura criou uma série chamada Pequenos Cientistas com base na revista – o Rex e a Diná são os astros do programa! A equipe da revista também prestou consultoria à Empresa Municipal de Multimeios da Cidade do Rio de Janeiro na produção da série Detetives da ciência, que mostra o lado científico do cotidiano.

Já a editora Companhia das Letrinhas escolheu seções da CHC para transformar em livrosProcura-se! Galeria dos Animais Ameaçados de Extinção (sobre espécies que correm risco de desaparecer), O que você vai ser quando crescer?(sobre profissões ligadas à ciência) e O livro dos porquês (uma reunião de perguntas curiosas, respondidas por cientistas). Você precisa conhecer tudo isso também!

Os textos das seções de maior sucesso da CHC viraram livros.